Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

PGR: norma que fixa limite mínimo de capital integralizado para criar empresa individual é constitucional

De acordo com o parecer em ação direta de inconstitucionalidade, a lei nada mais fez do que fixar requisitos necessários para a constituição de empresas individuais de responsabilidade limitada

há 11 anos

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pela improcedência da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4637) proposta pelo Partido Popular Socialista. A ação questiona a parte final do caput do artigo 980-A da Lei 10.406/2002 (Código Civil), com a redação dada pelo artigo da Lei nº 12.441/2011. O dispositivo estabelece o limite mínimo de cem vezes o maior salário mínimo vigente no país de capital integralizado para a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada.

O PPS sustenta que a norma viola o inciso IV do artigo da Constituição Federal, que veda a utilização do salário mínimo como indexador. Além de representar claro e desarrazoado cerceamento à possibilidade de abertura de empresas individuais, impondo capital mínimo que não se exige às demais sociedades de responsabilidade limitada, o que ofende os princípios da livre iniciativa e da igualdade.

O partido ainda defende que o dispositivo em questão não está de acordo com a Lei 12.441/2011, que foi editada com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País, retirando o micro e o pequeno empreendedor do submundo da informalidade.

Para a vice-procuradora-geral da República, Deborah Durprat, que também assina o parecer, a vedação diz respeito apenas à utilização do salário mínimo como indexador. Segundo ela, a lei nada mais fez do que fixar requisitos necessários para a constituição de empresas individuais de responsabilidade limitada. E, nesse ponto, tampouco incorreu em violação ao princípio da livre iniciativa.

Deborah Duprat também explica que o requisito relativo ao montante de capital social integralizado atende ao princípio da segurança jurídica, na medida em que impede o nascimento de sociedades fictícias e deixa claro para as pessoas que transacional com esse modelo de empresa que há um patrimônio a suportá-la.

No parecer, a vice-procuradora-geral da República ainda ressalta que não há ofensa ao princípio da isonomia entre os modelos de sociedade limitada, pela impossibilidade lógica de equipará-las. No caso das empresas coletivas, cada sócio responde até o fim de suas quotas; já nas individuais, se persistisse tal regra, o proprietário responderia por 100%, destaca.

Deborah Duprat, conclui que a concepção legal da sociedade limitada individual é, a um só tempo, medida que protege a coletividade e os bens particulares do empresário.

O parecer será analisada pelo ministro Gilmar Mendes, relator da ação no STF.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria Geral da República

(61) 3105-6404/6408

  • Publicações37267
  • Seguidores708
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1014
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-norma-que-fixa-limite-minimo-de-capital-integralizado-para-criar-empresa-individual-e-constitucional/100216034

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)