Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/BA é contra diplomação de Emanuel Menezes, eleito prefeito de Campo Formoso

    De acordo com o pronunciamento do procurador regional eleitoral Sidney Madruga, o deputado abusou do poder econômico e usou indevidamente os meios de comunicação em benefício da sua candidatura nas eleições municipais de 2012

    há 11 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) pronunciou-se, na última terça-feira, 27 de novembro, contra a diplomação de Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, eleito para o cargo de prefeito do município de Campo Formoso em 2012. Segundo o pronunciamento do procurador regional eleitoral Sidney Madruga, o deputado estadual cometeu abuso de poder econômico e fez uso indevido dos meios de comunicação em benefício da sua candidatura.

    O pronunciamento da PRE apontou que, entre novembro de 2011 e junho de 2012, o deputado firmou contrato com uma rádio de grande audiência na cidade para difundir sua imagem, itens de seu programa de governo e pesquisas apontando a sua vitória, tudo isso durante a programação comum. Além disso, Emanuel Menezes veiculou mensagens e fotos suas em outdoors fixados em pontos estratégicos do município e patrocinou o evento Feijão Mais Eu 2012, estampando seu nome em camisetas alusivas à festa.

    Em razão do contrato firmado com a rádio, o candidato fazia aparições regulares em programas de entrevista, durante os quais deixava clara a intenção de projetar sua imagem no âmbito do município, além de colocar-se como opção apoiada pelo governador do estado da Bahia. Menezes ainda contratou inserções diárias para suposta divulgação de atos parlamentares. O total de 128 inserções, segundo a PRE, possuía fins eleitoreiros, enaltecendo as supostas qualidades do político como gestor público, demonstrando, assim, sua real intenção de candidato à chefia do Executivo Municipal.

    Para o procurador Sidney Madruga, as práticas irregulares se desenvolveram por meio de investimentos financeiros significativos, evidenciando abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. As irregularidades cometidas desequilibraram a disputa, macularam o processo democrático, o que tornou viciado o resultado emergido nas urnas, nas eleições 2012 no município de Campo Formoso, afirma no curso do pronunciamento.

    O processo aguarda julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Caso os juízes acolham o parecer do procurador regional eleitoral, o deputado não será empossado prefeito de Campo Formoso, ou perderá o diploma eleitoral e o cargo de prefeito, se a decisão for posterior ao início do mandato.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal na Bahia

    Tel.: (71) 3617-2299/2474/2295/ 2200

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_ba

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações181
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-ba-e-contra-diplomacao-de-emanuel-menezes-eleito-prefeito-de-campo-formoso/100225275

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)