Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Conselho Regional de Contabilidade acata recomendação do MPF/PE para suspender concurso

MPF quer que candidatos aprovados no certame sejam vinculados ao regime estatutário

há 11 anos

Atendendo recomendação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PE) suspendeu temporariamente a realização do concurso público do órgão para os cargos de níveis fundamental, médio e superior. As provas seriam realizadas no último domingo, 9 de dezembro, mas o MPF detectou irregularidades no edital do certame, no que diz respeito ao regime de contratação dos candidatos aprovados. A responsável pelo caso é a procuradora da República Mona Lisa Duarte Ismail.

O MPF recomendou que o CRC adote as medidas necessárias para que os candidatos aprovados no concurso sejam vinculados ao regime jurídico dos servidores publicos civis da União (estatutário), e não ao regime celetista, como estava previsto no edital do órgão. A decisão do MPF se baseou na Constituição Federal, segundo a qual a atividade de fiscalização do exercício profissional é estatal e as entidades que exercem esse controle realizam função tipicamente pública, por isso, possuem natureza jurídica de autarquia.

O MPF menciona, na recomendação, que a Lei nº 8.112/90 regulamentou o disposto na Constituição Federal, fazendo com que os funcionários celetistas das autarquias federais passassem a ser servidores estatutários, afastando a possibilidade de contratação em regime privado. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça, tomando por base a jurisprudência pacífica do STF, já determinou que os conselhos de fiscalização profissional tomem as providências cabíveis para a implantação do regime jurídico único.

O CRC publicou, no Diário Oficial da União, do último dia 30, comunicado informado sobre a suspensão do concurso e avisando que novas informações sobre a seleção serão divulgadas em breve por meio do endereço eletrônico: www.quadrix.org.br .

Procedimento administrativo n.º 1.26.000.002742/2012-50

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Pernambuco

(81) 2125-7348

ascom@prpe.mpf.gov.br

http://www.twitter.com/mpf_pe

  • Publicações37267
  • Seguidores708
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações233
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-regional-de-contabilidade-acata-recomendacao-do-mpf-pe-para-suspender-concurso/100236232

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)