Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS recomenda que Unipampa amplie prazo de recurso para concurso público de docentes

    Procuradora quer que universidade amplie de seis hora para, no mínimo, dois dias úteis, o prazo a fim de que os candidatos aos concursos públicos para docentes possam interpor recursos

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal no Município de Bagé (RS) expediu recomendação no sentido de que a Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) amplie de seis hora para, no mínimo, dois dias úteis, o prazo a fim de que os candidatos aos concursos públicos para docentes possam interpor recursos. O prazo de apenas seis horas consta na Resolução nº 01/2010 Consuni/Unipampa.

    De acordo com as informações levantadas em inquérito civil público instaurado pela procuradora da República Paula Martins Costa Schirmer, a instituição de ensino alegou que a ampliação do prazo, além das seis horas, se tornaria onerosa para instituição, bem como dificultaria a disponibilidade de membros externos para participação em Comissões Examinadoras e traria prejuízos aos candidatos inscritos (candidatos que se deslocam de diversas localidades do país para participação no processo seletivo).

    A procuradora da República entende que essa decisão, de cunho meramente organizacional/interno, não está amparada na Constituição Federal, nem nas normas legais, como a Lei 9.784/99, contrariando os princípios da legalidade, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa e contraditório.

    Paula Martins Costa Schirmer alerta ainda que a resolução da universidade mostra-se inócua para o candidato eliminado durante a realização do concurso, não servindo como justificativa para a manutenção do regramento adotado atualmente pela instituição. O estabelecimento de um prazo razoável para que os candidatos interponham recurso em qualquer uma das fases do certame representa o respeito aos direitos e garantias dos candidatos inscritos, ao passo que sua negativa se constitui em flagrante violação a mandamentos constitucionais e legais, a justificar a competente reprimenda das autoridades competentes, diz.

    A procuradora da República estabeleceu o prazo improrrogável de 30 dias para que a instituição de ensino se manifeste acerca do acatamento dessa recomendação.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

    ascom@prrs.mpf.gov.br

    (51) /

    Twitter http://twitter.com/mpf_rs.

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações196
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-recomenda-que-unipampa-amplie-prazo-de-recurso-para-concurso-publico-de-docentes/100300094

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)