Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AL recomenda ao INSS regularização da perícia médica

    Prazo entre o requerimento do benefício e a realização da perícia médica deve ser de, no máximo, 15 dias. Hoje, em Alagoas, média é de 47 dias

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas expediu recomendação dirigida à Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que sejam adotadas as providências necessárias no sentido de que o período entre os requerimentos de benefício por incapacidade ou prorrogação dos referidos benefícios e a efetiva realização da perícia médica seja de, no máximo, 15 dias.

    De acordo com a recomendação, de autoria da procuradora da República Niedja Kaspary, foi instaurado, na sede do MPF, o Inquérito Civil Público nº 1.11.000.001016/2012-42 para apurar notícia de demora excessiva no agendamento de perícias médicas no INSS em Alagoas.

    Durante a instrução do referido procedimento administrativo, foram levadas aos autos informações colhidas do sistema de agendamento médico (SABI) que comprovam um prazo médio de 47 dias para realização de perícias médicas de benefício no Estado.

    A finalidade da recomendação, de acordo com Niedja Kaspary, é evitar o prejuízo à prestação efetiva da perícia médica previdenciária, uma vez que a mesma constitui requisito essencial à adequada fruição do direito fundamental à Previdência Social, garantido como direito social pela Constituição Federal (artigo 6º). Segundo a fundamentação da procuradora, a perícia médica tem por objetivo a emissão de laudo que embasará a decisão final da concessão de um benefício de caráter alimentar ao segurado.

    A Gerência Executiva do INSS no Estado, à qual a recomendação é dirigida, terá prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento da mesma, para se manifestar sobre o acatamento, ou não, bem como suas respectivas razões. O descumprimento da recomendação pode acarretar ações judiciais por parte do MPF/AL.

    Assessoria de comunicação

    Ministério Público Federal em Alagoas

    www.pral.mpf.gov.br

    ascom@pral.mpf.gov.br

    82-8835-9484/ 2121-1485

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações224
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-al-recomenda-ao-inss-regularizacao-da-pericia-medica/100477128

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    meu auxilio doeça foi cortado em setembro de 2017 fiz pericia em janeiro e foi negado e eu sorbrevivia deste beneficio fiz outra pericia na justiça federal de arapiraca ja faz 50 dias e não sei o resultado estou com muita dificuldade para comprar remedios e comprar alimentação para minha família. continuar lendo