Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2ª CCR determina aditamento de denúncia sobre tentativa de homicídio contra policiais federais

    Aditamento se dá em virtude de suposto envolvimento de outro investigado no crime

    há 11 anos

    A 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (2ªCCR) do Ministério Público Federal deliberou, em sua 576ª Sessão de Revisão, ocorrida no dia 8 de abril, pelo aditamento da denúncia em caso envolvendo investigados acusados da prática do crime de homicídio tentado em face de policiais rodoviários federais na cidade de Benevides (PA). Conforme o entendimento da 2ª CCR, há fortes indícios da participação de outro investigado nos ilícitos.

    De acordo com o relato da Polícia Federal, os dois investigados são acusados da prática de homicídio na forma tentada. Em posse de uma motocicleta e uma pistola, os investigados desferiram tiros contra policiais rodoviários federais, que estavam no execício de suas funções. Em resposta, os policiais reagiram ao atentado e somente obtiveram êxito após acertarem disparos contra eles. Após o confronto criminoso, os investigados foram presos e encaminhados à unidade hospitalar para atendimento.

    Na ocasião, foram apreendidos uma motocicleta, três projéteis de arma de fogo, uma pistola de uso restrito modelo 40, além de certa quantia em dinheiro. A procuradora da República ofereceu denúncia apenas contra um dos investigados, arrolando o outro como testemunha. O juízo da 4ª Vara da Seção Judiciária do Pará recebeu a denúncia, determinando a citação do acusado para se apresentar no prazo de dez dias, nos termos do artigo 396 do Código de Processo Penal. No entanto, o juízo declarou ter havido, ainda, a participação de outro investigado nos ilícitos, a ser comprovada no decorrer da instrução criminal.

    Assim, foi determinada a remessa dos autos à 2ª CCR, nos termos do *artigo 28, do CPP, que prevê a designação de outro membro para o oferecimento da denúncia caso sejam consideradas improcedentes as razões invocadas pelo procurador oficiante.

    Para o relator do caso na 2ª CCR, procurador regional da República Carlos Augusto da Silva Cazarré, o relato da autoridade policial e da própria denúncia apontam, de fato, para a necessidade de aditamento da peça acusatória para incluir no polo passivo da ação penal o outro investigado, em razão de haver fortes indícios de sua participação nos delitos em questão. Destacou, ainda, que conforme revelam os autos, além da tentativa de homicídio e do porte ilegal de arma de fogo, a houve a possível prática do crime de resistência (art. 329, do CP).

    A 2ª Câmara, por unanimidade, deliberou pela designação de outro membro do Ministério Público Federal para oferecer acusação perante o juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Pará, facultando-se à procuradora da República oficiante a oportunidade de prosseguir na persecução penal, se assim entender pertinente.

    *Artigo 28, do CPP: Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

    Voto: nº 3023/2013

    Processo nº 0002665-07.2013.4.01.3900

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações156
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-ccr-determina-aditamento-de-denuncia-sobre-tentativa-de-homicidio-contra-policiais-federais/100503505

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)