Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vice-PGR defende possibilidade de aplicar retroativamente progressão de regime em crimes hediondos

    Deborah Duprat opinou pela aplicação do artigo 33 do Código Penal, seguindo entendimento anterior do STF em decisão em habeas corpus

    há 11 anos

    A Procuradoria Geral da República defendeu o não provimento do Recurso Extraordinário (RE) 579167, proposto contra acórdão do Tribunal de Justiça do Acre que decidiu ser impossível se aplicar, retroativamente, a concessão da progressão de regime prisional em crimes hediondos ou equiparados, previstos na Lei nº 11.464/2007. O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou o entendimento da PGR.

    De acordo com a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, devido à decisão do STF no Habeas Corpus (HC) 82.959 - em que se definiu pela inconstitucionalidade do dispositivo da Lei de Crimes Hediondos (Lei nº 11.464/2007) que impedia a progressão de regime prisional - essa disciplina foi remetida para o regime geral do Código Penal (artigo 33). E confrontado com a Lei nº 11.464/2007, o artigo 33 do Código Penal é um dispositivo de natureza mais benéfica para o réu. Nesse sentido, a tese que sustento é que prevalece o regime anterior, porque é mais favorável para aqueles que estavam já submetidos ao regime do artigo 33 do Código Penal por conta dessa decisão no HC 82.959, argumentou a vice-procuradora geral da República.

    Como o dispositivo da Lei de Crimes Hediondos que impedia a progressão de regime prisional foi afastado do ordenamento jurídico, a disciplina passou a ser tratada pela norma geral do artigo 33 do Código Penal. Se confrontada com a nova lei, essa norma deveria prevalecer porque é mais benéfica ao réu e a lei posterior seria uma lei que traria mais prejuízos ao réu.

    Secretaria de Comunicação

    Procuradoria Geral da República

    Tel: (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vice-pgr-defende-possibilidade-de-aplicar-retroativamente-progressao-de-regime-em-crimes-hediondos/100517272

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)