Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/BA: cassado diploma eleitoral do prefeito de Campo Formoso/BA

    A decisão acompanha parecer do procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, que foi favorável à cassação do diploma do político por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação

    há 11 anos

    O recém-eleito prefeito do município de Campo Formoso (BA), Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, e o vice, Eurico Soares do Nascimento, tiveram o diploma eleitoral cassado nesta quarta-feira, 22 de maio, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação em benefício das candidaturas. A decisão acompanha o parecer do procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga em relação aos recursos interpostos pelo Ministério Público Eleitoral e a Coligação de Mãos Dadas com o Trabalho. A decisao do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA) contou com o voto de desempate da presidente do tribunal, desembargadora Sara Brito.

    Por meio do pronunciamento, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) apontou que, entre novembro de 2011 e junho de 2012, o atual prefeito firmou contrato com uma rádio de grande audiência em Campo Formoso para difundir sua imagem, itens de seu programa de governo e pesquisas apontando a sua vitória. Com o contrato firmado com a rádio, o candidato fazia aparições regulares em programas de entrevista, durante os quais deixava clara a intenção de projetar sua imagem no âmbito do município, além de colocar-se como opção apoiada pelo governador do Estado da Bahia.

    Ainda na rádio, Menezes contratou inserções diárias para suposta divulgação de atos parlamentares. Foram, no total, 128 inserções, o que, segundo a PRE, teve fins eleitoreiros, enaltecendo as supostas qualidades do político como gestor público, demonstrando, assim, sua real intenção de candidato à chefia do Executivo Municipal. O político veiculou também suas fotos e mensagens em outdoors fixados em pontos estratégicos do município, além de ter patrocinado o evento Feijão Mais Eu 2012, estampando seu nome em camisetas alusivas à festa.

    Para o procurador Sidney Madruga, as práticas irregulares se desenvolveram por meio de investimentos financeiros significativos, evidenciando abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. As irregularidades cometidas, desequilibraram a disputa, macularam o processo democrático, o que tornou viciado o resultado emergido nas urnas, nas eleições 2012 no município de Campo Formoso, afirma no pronunciamento.

    O ex-prefeito e o vice de Campo Formoso ainda podem contestar a decisão do TRE.

    Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal

    Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia

    Tel.: (71) 3617- 2295/2296/2299/2474/2200

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_ba

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações346
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-ba-cassado-diploma-eleitoral-do-prefeito-de-campo-formoso-ba/100529036

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)