Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Prefeito eleito em Panorama (SP) tem diploma cassado por condenação criminal após as eleições

Ação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral

há 11 anos

O prefeito eleito no município paulista de Panorama (670 quilômetros de São Paulo) teve o seu diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), que acolheu a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP) em defesa da inelegibilidade de quem, até a data da diplomação, é condenado criminalmente em segunda instância.

Luis Carlos Henrique da Cunha (PPS), que recebeu 4.555 votos nas eleições de outubro, foi condenado em segunda instância, pelo próprio TRE-SP, pela prática de corrupção eleitoral. Esse crime, popularmente conhecido como compra de votos, está previsto no artigo 299 do Código Eleitoral. Quando requereu o registro de sua candidatura, Luis Carlos já tinha sido condenado em primeira instância, mas a condenação no Tribunal ocorreu apenas no dia 13 de novembro, após as próprias eleições, portanto.

A Lei Complementar n.º 64/90 (na redação dada pela Lei Complementar n.º 135/2010, a Lei da Ficha Limpa) determina que são inelegíveis as pessoas condenadas criminalmente em segunda instância por crimes eleitorais (artigo 1º, inciso I, alínea e-2).

No caso, o TRE-SP julgou procedente um recurso contra a expedição de diploma (RCED) proposto pelo Ministério Público Eleitoral contra o prefeito. O RCED pode ser proposto nos casos em que a inelegibilidade é superveniente, ou seja, ocorre após o registro de candidatura. Assim, o recurso visa impedir que os candidatos que se tornaram inelegíveis após conseguirem o registro possam assumir ou continuar nos cargos.

O procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos sustentou a tese, acolhida pelo TRE, de que as causas de inelegibilidade que ocorrerem até a data da diplomação (não apenas até a data das eleições) devem ensejar a cassação do diploma.

A decisão do Tribunal implicou também a cassação do diploma do vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues (PV), pois a Justiça Eleitoral entende que a chapa é indivisível. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Processo relacionado:

RCED n.º 1346-94

  • Publicações37267
  • Seguidores708
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações812
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-eleito-em-panorama-sp-tem-diploma-cassado-por-condenacao-criminal-apos-as-eleicoes/100548693

Informações relacionadas

Procuradoria Geral da República
Notíciashá 11 anos

Prefeito eleito em Panorama (SP) tem diploma cassado por condenação criminal após as eleições

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)