Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Transporte de pacientes renais é alvo de recomendação do MPF

    Recomendação busca normalizar o transporte de pacientes renais da zona rural de Ipubi (PE) para a cidade do Crato (CE)

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE) expediu recomendação à Prefeitura de Ipubi, no sertão pernambucano, para que o prefeito João Marcos Siqueira providencie, imediatamente, serviço de transporte a pacientes renais da zona rural do município. Como a rede pública de saúde de Ipubi não dispõe de equipamentos para a realização de hemodiálise, o tratamento dos pacientes é feito no Crato (CE).

    A recomendação, assinada pelo procurador da República Luiz Antonio Miranda Amorim, é decorrente de inquérito civil público instaurado para apurar irregularidades no serviço de transporte dos pacientes renais residentes na zona rural de Ipubi, que têm que se deslocar por conta própria até a sede da prefeitura do município para que tenham acesso ao serviço. O prefeito João Marcos Siqueira havia informado ao MPF que a situação seria normalizada em outubro de 2013, com o recolhimento dos pacientes em seus domicílios, o que, segundo relatos de pacientes renais, não ocorreu.

    O MPF leva em consideração portaria do Ministério da Saúde que prevê o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) como forma de possibilitar a assistência à saúde de pacientes que moram em localidades que não fornecem os tratamentos de que necessitam.

    A Prefeitura de Ipubi tem o prazo de dez dias para acatar a recomendação e encaminhar, ao Ministério Público Federal, as informações sobre as providências adotadas. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Pernambuco

    (81) 2125-7348

    ascom@prpe.mpf.gov.br

    http://www.twitter.com/mpf_pe

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transporte-de-pacientes-renais-e-alvo-de-recomendacao-do-mpf/112364168

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)