Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES denuncia beneficiário do INSS por dano ao patrimônio público

    Ao ter a renovação do auxílio-doença negada, homem arremessou pedras nas janelas do INSS, em Vitória, quebrando vidraças do edifício

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) denunciou Anderson Moura dos Santos pelo crime de dano ao patrimônio público. Em novembro de 2012, o denunciado, agindo livre e conscientemente, atirou pedras contra o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Avenida Beira-Mar, em Vitória, causando danos aos vidros do edifício.

    Anderson Moura dos Santos recebia auxílio-doença pelo INSS até junho de 2012, em virtude de um atropelamento sofrido em 2011. No dia 29 de novembro do mesmo ano, ele se dirigiu ao INSS para tentar que o benefício previdenciário lhe fosse novamente concedido. No entanto, o médico responsável pela perícia não concedeu a renovação do auxílio-doença. Em depoimento, Anderson alegou que perdeu a razão e começou a atirar pedras em direção ao prédio do INSS, resultando em dano a algumas vidraças. Na época, o denunciado chegou a ser preso, mas pagou fiança e foi liberado.

    Com a materialidade do crime comprovada, inclusive, tendo o denunciado assumido em depoimento os danos causados, o MPF/ES requer que Anderson Moura dos Santos seja condenado pela prática de dano qualificado ao patrimônio da União crime previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal. O MPF/ES pede, ainda, que a sentença condenatória fixe o valor mínimo da reparação dos prejuízos causados, no montante correspondente ao custo de reposição das placas de vidro danificadas, monetariamente corrigido e acrescido de juros de mora desde a data do crime, nos termos do artigo 387, IV, do Código Penal.

    O número do processo para consulta no site www.jfes.jus.br é 0011976-24.2012.4.02.5001.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Espírito Santo

    E-mail: ascom@pres.mpf.gov.br

    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6451

    www.twitter.com/MPF_ES

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações188
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-denuncia-beneficiario-do-inss-por-dano-ao-patrimonio-publico/113797384

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)