Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AP recomenda e Unifap retira exigência de teste de HIV para aprovados em concurso

    A sorologia constava na relação de exames exigidos no Edital nº 15/2013

    há 10 anos

    Após recomendacao do Ministério Público Federal (MPF/AP), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) cancelou exigência de teste de HIV para aprovados nos cargos da carreira técnico-administrativa em Educação. A sorologia constava na relação de exames solicitados no aviso de convocação do concurso regido pelo Edital nº 15/2013. O documento emitido pelo MPF/AP na segunda-feira, 31 de março, foi cumprido de imediato.

    O MPF/AP tomou conhecimento do assunto por meio de denúncia anônima e por ofício da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS. Para a instituição, obrigar a realização da testagem fere a Constituição Federal, normas infraconstitucionais e internacionais que pretendem eliminar preconceito e discriminação. A CF estabelece que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas". Além disso, defende a promoção do bem de todos "sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

    A Nota Técnica nº 158/2013, do Ministério da Saúde, é contrária ao exame obrigatório de HIV para admissões em cargos e empregos públicos, assim como na iniciativa privada. O documento esclarece que a testagem deve ser sempre voluntária, confidencial e sigilosa. No mesmo sentido, resolução do Conselho Federal de Medicina veda a realização compulsória de sorologia para HIV.

    O MPF/AP recomenda, ainda, a suspensão da exigência nos editais dos próximos concursos públicos promovidos pela Unifap, bem como em avisos de convocação. O descumprimento da orientação pode caracterizar inobservância de norma de ordem pública. Neste caso, o MPF/AP vai propor ações judiciais cabíveis.

    Confira a íntegra do documento.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Amapá

    (96) 3213 7815

    prap-ascom@mpf.mp.br

    Twitter: @MPF_AP

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ap-recomenda-e-unifap-retira-exigencia-de-teste-de-hiv-para-aprovados-em-concurso/115323107

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)