Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/SP: vereador é cassado por receber doação de sindicatos

    TRE acolhe parecer da PRE/SP e cassa mandato de vereador que, durante campanha, usou dois caminhões de som cedidos por sindicatos

    há 10 anos

    O Tribunal Regional Eleitoral acolheu parecer da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP) e cassou, na sessão de quarta-feira, 25 de junho, o mandato de um vereador de Tremembé, município de São Paulo. Nas eleições de 2012, ele recebeu doação de dois sindicatos durante campanha, o que é vedado pela lei eleitoral.

    Em ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, houve sentença de improcedência do pedido de cassação, uma vez que o magistrado entendeu que as provas eram insuficientes, apesar da apresentação de dois recibos no valor de R$ 1.500,00, cada um, referentes a caminhões de som cedidos pelo Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônicos, Siderúrgicas, Automobilísticas e de Autopeças da região.

    A defesa do vereador Alexandre Couto de Oliveira (PT) alegou que os recibos foram preenchidos erroneamente e que, na verdade, os sindicatos apenas alugaram os caminhões para o Comitê Financeiro SP Único e para o candidato a prefeito de Pindamonhangaba, Carlos Ribeiro. Estes teriam feito a cessão dos bens como doação.

    A alegação de erro no preenchimento de recibo deveria ser comprovada pelo vereador, o que não foi feito, afirmou o procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos, no parecer que acompanha o recurso do Ministério Público Eleitoral contra a sentença da primeira instância. Na prestação de contas do então candidato a prefeito de Pindamonhangaba Carlos Ribeiro não consta essa despesa.

    A lei eleitoral (nº 9.504/97) veda o recebimento de doações feitas por entidades sindicais. O procurador André de Carvalho Ramos ressaltou a gravidade da conduta, pois o orçamento dos sindicatos é composto pela contribuição sindical compulsório, com destinação específica estabelecida na legislação trabalhista.

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-sp-vereador-e-cassado-por-receber-doacao-de-sindicatos/125333336

    Informações relacionadas

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 12 anos

    TRE/SP indefere registro de mais 8 candidatos a prefeitos e vice com base em Ficha Limpa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)