Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/GO: 11 mandados de prisão são expedidos contra suspeitos de aplicar golpe na Caixa

    Foram expedidos mandados de prisão preventiva e temporária e determinados sequestros e arrestos de bens dos investigados

    há 10 anos

    Sob a supervisão do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), e com autorização da 11ª Vara da Justiça Federal em Goiás, a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 16 de setembro, a segunda fase da Operação Caverna de Platão, destinada a investigar a atuação de um grupo de pessoas que se associou para a prática de crimes contra o INSS e a Caixa Econômica Federal (Caixa). Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e temporária.

    Além das prisões e das buscas e apreensões, foram determinados pela 11ª Vara da Justiça Federal o sequestro e o arresto de veículos e imóveis urbanos e rurais dos investigados, para garantir a reparação dos danos causados pelos crimes. Com isso, tais bens ficam indisponíveis, vale dizer, não podem ser vendidos, permutados, doados ou gravados de ônus sem prévia autorização judicial.

    As investigações foram realizadas com a colaboração da Representação da Assessoria de Análise e Pesquisa do Ministério da Previdência Social em Goiás (REAPE/MPAS/GO) e do Núcleo de Segurança Bancária da Caixa Econômica Federal.

    Essa segunda fase da operação, que está sendo executada hoje, tem como objetivo localizar e apreender provas dos crimes investigados, em especial documentos e dados de computador que estejam em posse dos suspeitos, bem como apreender bens e valores provenientes dos crimes investigados.

    Primeira etapa - A primeira fase das investigações, denominada fase sigilosa, teve início ainda no ano de 2012, a partir de notícia-crime encaminhada pela Justiça Eleitoral em Caldas Novas (GO), que detectou indícios de que pessoas inexistentes estivessem se alistando eleitores, bem como obtendo benefícios previdenciários indevidos.

    Despertou suspeitas o fato de haver um número muito grande de alistamentos eleitorais por parte de pessoas cujo registro de nascimento havia sido realizado tardiamente (adultos e idosos), perante o mesmo Cartório de Registro Civil de Marzagão, cidade cuja população é estimada pelo IBGE em 2.072 habitantes.

    Levantamentos iniciais realizados pela REAPE/MPAS/GO revelaram que das mais de 1.197 certidões de nascimento tardias e falsas, emitidas pelo Cartório de Marzagão, cerca de 570 foram utilizadas para obter benefícios assistenciais (amparo social ao idoso) fraudulentos em agências do INSS, dos quais 201 no Estado de Goiás. O prejuízo total ao INSS é estimado em R$7,5 milhões.

    No curso das investigações, apurou-se ainda que parte dos investigados se integrou a um segundo grupo criminoso, que atua visando aplicar golpes contra a Caixa, utilizando-se de documentos públicos falsos produzidos pelo titular do Cartório de Notas de Marzagão (que, mesmo afastado das suas funções por ato da Corregedoria-geral de Justiça, continuou a operar uma espécie de cartório paralelo), para obter fraudulentamente financiamentos vinculados ao exercício da atividade rural, bem como para realizar saques indevidos de quantias milionárias, se passando pelos verdadeiros titulares.

    Desdobramentos - Na terceira fase das investigações serão analisados os documentos apreendidos, periciados os computadores, cruzados todos os dados recolhidos pelos investigadores, ouvidas as testemunhas e interrogados os suspeitos.

    Uma vez concluídas as investigações, a Polícia Federal encaminhará o seu resultado ao Ministério Público Federal, que decidirá, com base nas provas colhidas, quais investigados serão formalmente acusados e por quais crimes eles responderão. Ao final deste processo, a Justiça Federal decidirá se há culpados e quais serão as suas penas.

    Na manhã deste terça, 16 de setembro. os investigadores concederam entrevista coletiva na sede da Polícia Federal em Goiânia.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Goiás

    Fones: (62) 3243-5454/3243-5266

    E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

    Site: www.prgo.mpf.mp.br

    Twitter: http://twitter.com/mpf_go

    Facebook: https://www.facebook.com/MPFGoias

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações276
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-11-mandados-de-prisao-sao-expedidos-contra-suspeitos-de-aplicar-golpe-na-caixa/139725869

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)