Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto MPEduc visita escolas em Belford Roxo (RJ)

    Projeto visa resguardar o direito à educação básica e verificar a qualidade de ensino nessas instituições

    há 9 anos

    O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), representado pelo procurador da República Eduardo Ribeiro Gomes El Hage, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), representado pela promotora Elayne Christina da Silva Rodrigues, visitaram na última segunda-feira, 1º de dezembro, as escolas municipais Bairro das Graças e Belford Roxo, que integram o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Na terça-feira, 2 de dezembro, foram visitadas as escolas municipais Miguel Ângelo Leone e Imaculada Conceição, para averiguar a qualidade da educação e da infraestrutura oferecida aos alunos.

    Em relação ao aspecto pedagógico, o procurador e a promotora puderam verificar uma disparidade entre a escola Miguel Ângelo Leone, cujo Ideb foi de 3.5 nos anos iniciais e 3.3 nos anos finais em 2013, e a escola Imaculada Conceição, cujo Ideb foi de 5.2 nos anos iniciais e 4.8 nos anos finais. De acordo com dados da última Prova Brasil, a Miguel Ângelo Leone foi uma das que tiveram pior aproveitamento enquanto a Imaculada Conceição teve o maior aproveitamento nos anos iniciais em português e matemática em toda a rede pública (escolas municipais e estaduais).

    Essa deficiência na qualidade do ensino também se reflete na infraestrutura. Na escola municipal Miguel Ângelo Leone, todas as paredes estavam pichadas, a maioria dos ventiladores quebrados e a iluminação precária, dando um aspecto de escola abandonada. O oposto pôde ser verificado na escola Imaculada Conceição, considerada escola padrão em Belford Roxo e exemplo de educação e higiene.

    "A escola Imaculada Conceição estava extremamente limpa, bem cuidada e organizada. Todas as pardes pintadas e sem pichações, todos os ventiladores em funcionamento e as cadeiras em estado impecável", disse o procurador Eduardo El-Hage.

    Reconhecida pela sua administração mais humanizada e bem sucedida, a diretora da escola Imaculada Conceição, Vitória Régia, foi convidada pelo MPF para participar da audiência pública sobre o MPEduc, que será realizada em Belford Roxo no próximo dia 17, às 9h, na Casa de Cultura, no bairro Nova Piam. O objetivo da audiência é identificar as variantes responsáveis pelos baixo índices de educação no município, bem como ouvir os órgãos da Administração Pública Municipal e Estadual, comunidades e instituições locais sobre as demandas na área.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

    Tels.: (21) 3971-9488/9460

    www.prrj.mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_prrj

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-mpeduc-visita-escolas-em-belford-roxo-rj/155481384

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)