Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS: determinada demolição de construção às margens do Rio Uruguai

    há 15 anos

    A Justiça Federal determinou a destruição de prédio residencial que estava sendo erguido em Uruguaiana (RS), às margens do Rio Uruguai. A decisão é resultado de ação civil pública, de autoria do Ministério Público Federal (MPF/RS) e do Ministério Público Estadual (MP/RS), que pedia a anulação das licenças ambientais do empreendimento, localizado na esquina das Ruas Vasco Alves e 13 de Maio, por tratar-se de área de preservação ambiental permanente (APP).

    A edificação foi isentada de certificação estadual, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), e recebeu licenciamento ambiental do município. Embora um parecer contrário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tivesse sido enviado para a prefeitura, a administração da cidade concluiu que não havia impedimento legal. Argumentou que não existiriam árvores que pudessem ser danificadas, que a vegetação se constituía apenas de gramíneas, que o espaço estaria localizado a cerca de 150 metros do curso dágua e que pertenceria à zona urbana consolidada.

    De acordo com o Código Florestal, qualquer forma de vegetação natural, situada a menos de meio quilômetro de cursos d'água com tamanho superior a 600 metros de largura, não pode ser suprimida, por ser considerada APP. É o caso do Rio Uruguai, que nesse ponto mede em torno de 1,2 mil metros de largura.

    As APPs são de grande importância ecológica e têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. A vegetação desses lugares só poderia ser eliminada em caso de prestação de serviço de utilidade pública, função que não se aplica a prédios residenciais.

    A obra foi paralisada em setembro do ano passado por força de antecipação de tutela do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A solicitação foi feita na ação civil pública, em conjunto com o MP/RS, buscando o embargo e a demolição do imóvel, bem como a declaração de ilegalidade das licenças. A execução do projeto imobiliário afetaria a plantação do local, o que contrariava a legislação brasileira a respeito das áreas de preservação permanente. Além disso, impediria que os demais habitantes da cidade tivessem acesso à vista para o Rio Uruguai.

    A Justiça Federal de Uruguaiana anulou as licenças e condenou os proprietários da F&L Projetos e Construções Ltda, realizadora do empreendimento, a demolirem o prédio iniciado e repararem o dano ambiental causado.

    Ação Civil Pública número nº 2008.71.03.001100-3/RS.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

    (51) 32847369/ 32847370

    ascom@prrs.mpf.gov.br

    Siga no Twitter: www.twitter.com/mpf_rs

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações538
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-determinada-demolicao-de-construcao-as-margens-do-rio-uruguai/1575059

    Informações relacionadas

    MPF em Santa Rosa cobra ações para preservar ecossistema das margens do Rio Uruguai

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)