Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES recomenda revisão de progressão funcional dos servidores do Ifes

    Servidores estariam obtendo a progressão funcional apresentando título sem correlação lógica com sua área de atuação

    há 9 anos

    O Ministério Público Federal (MPF/ES) recomendou ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que aplique a progressão funcional de seus servidores por titulação. O objetivo é evitar o dispêndio de recursos públicos com promoção de servidores de forma irregular, considerando cursos que não têm relação com a área de atuação do profissional.

    Segundo denúncia recebida pelo MPF/ES, alguns servidores do Instituto estariam obtendo a progressão funcional mediante a apresentação de títulos sem correlação lógica com sua área de atuação, ao contrário do que determina a legislação, gerando aumento irregular de remuneração.

    O artigo 120 da Lei nº 12.772/2012 diz que o desenvolvimento na carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico dos servidores que integram os quadros de pessoal das instituições federais de ensino, subordinadas ou vinculadas ao Ministério da Educação, ocorrerá mediante progressão funcional, exclusivamente, por titulação e desempenho acadêmico, nos termos do regulamento.

    Acontece que, segundo informado pelo Ifes por meio de ofício, o Instituto estava considerando que a portaria que estipulava a necessidade da progressão se dar por titulação (Portaria nº 18/2013) havia perdido a aplicabilidade, pois ela regulamentava a Lei nº 11.784/2008, a qual teria sido revogada pela Lei nº 12.772/2012, que entrou em vigência em março de 2013.

    O MEC, no entanto, asseverou que a portaria encontra-se vigente mesmo após as alterações promovidas pela Lei nº 12.772/2012. De acordo com o documento enviado pelo Ministério da Educação a Lei nº 12.772/2012 não revogou a Lei nº 11.784/2008, mas apenas a alterou. Assim, conclui-se que a Portaria /MEC nº 18/2013 é plenamente aplicável aos professores do Ifes, devendo o instituto obedecer aos critérios nela previstos para a progressão funcional de seus servidores.

    O MPF/ES deu um prazo de 30 dias, a partir do recebimento da recomendação, para manifestação do Ifes.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Espírito Santo

    E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br

    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489

    www.twitter.com/MPF_ES

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações397
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-recomenda-revisao-de-progressao-funcional-dos-servidores-do-ifes/163538610

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)