Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

MPF/BA ajuíza ação contra FNDE e Faculdade Maurício de Nassau por problemas com aditamento do Fies

Mais de 300 alunos não conseguiram efetuar o aditamento de contrato do Fies devido a falhas no sistema eletrônico do FNDE.

há 9 anos

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ajuizou ação contra o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador e Lauro de Freitas/BA, após mais de 300 alunos não conseguirem efetuar o aditamento de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devido a falhas no sistema eletrônico do FNDE. A ação foi ajuizada no dia 6 de fevereiro pelo procurador da República Edson Abdon.

O MPF pediu, em caráter liminar, que o FNDE realize, no prazo de 72h, a reabertura do sistema eletrônico necessário para o aditamento dos contratos do Fies, mantendo-o aberto e em pleno funcionamento pelo prazo mínimo de 30 dias. O órgão também requereu que, após a reabertura do sistema, a faculdade libere os aditamentos de todos os alunos que registraram as demandas perante o FNDE, além de efetuar as matrículas desses estudantes sem realizar cobranças, como taxa de matrícula ou mensalidades de qualquer período, até que o processo de aditamento seja concluído.

Ainda de acordo com os pedidos do MPF, a instituição de ensino deve divulgar a reabertura do prazo de aditamento, de forma clara e ostensiva, em seus meios institucionais de comunicação para que os alunos interessados possam acessar o sistema e confirmar os financiamentos. Pede-se também que a faculdade encaminhe à Justiça Federal uma lista com os nomes dos estudantes que registraram suas demandas junto ao FNDE.

Aditamento O regulamento do Fies exige que se realize semestralmente, por meio de um sistema eletrônico do FNDE, o aditamento dos contratos de financiamento dos estudantes uma espécie de renovação contratual. Conforme regulamento, compete à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada entidade de ensino vinculada ao Fies dar início aos trâmites para fins de aditamento de contratos, mediante solicitação eletrônica, dentro do prazo fixado pelo FNDE. Após a solicitação, feita pela comissão da unidade de ensino, os alunos acessam o sistema para confirmar os aditamentos.

O prazo para solicitação dos aditamentos pela CPSA terminou em 30 de novembro de 2014. Entretanto, mais de 300 alunos das unidades da Faculdade Maurício de Nassau em Salvador e Lauro de Freitas não conseguiram confirmar os aditamentos por causa de irregularidades e falhas no sistema eletrônico do FNDE. A instituição de ensino notificou a autarquia, mas os problemas permaneceram e os alunos foram orientados a registrar demandas individuais perante o FNDE.

A autarquia, por sua vez, não reconheceu o erro no sistema e exigiu que os estudantes apresentassem uma imagem da tela do computador (print screen) para comprovar a falha de acesso, porém a exigência só foi feita após o prazo de solicitação do aditamento. Em decorrência da não-confirmação dos aditamentos contratuais, a Maurício de Nassau vem exigindo dos estudantes financiados, para fins de efetivação da matrícula, o pagamento do valor correspondente e das mensalidades do semestre anterior.

Número para consulta processual na Justiça Federal (JF/BA): 5968-15.2015.4.01.3300

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal na Bahia

Tel.: (71) 3617- 2295/2296/2200

E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br

www.twitter.com/mpf_ba

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações690
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-ajuiza-acao-contra-fnde-e-faculdade-mauricio-de-nassau-por-problemas-com-aditamento-do-fies/166319261

Informações relacionadas

Bruno do Amor Divino, Advogado
Artigoshá 8 anos

A tentativa das instituições de ensino superior para burlar a crise econômica do país frente ao FIES

Ministério Público Federal
Notíciashá 9 anos

MPF/PB quer reabrir sistema do Fies para aditamento de contratos de alunos da FIP

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Este tipo de erro não vai deixar de existir, logo vamos ouvir falar de CPI do FIES, não tardará, pois é muito fácil para as instituições cobrarem os devidos semestres não aditados, pois além de receberem o valor da faculdade, ainda receberão a "agiotagem" lícita, ou seja a cobrança de juros e multas... comigo aconteceu em 2014.1 e 2014.2 fui matriculada regularmente não fui informada de nenhuma pendência, pagando os 25% do FIES que me é devido, e os juros trimestrais conforme conrato, e para minha surpresa agora em 2015.1 fui impedida de fazer o aditamento dizendo que haviam pendência nos dois semestres por falta do aditamento e fui obrigada a pedir a suspensão dos tais semestres e serei obrigada a pagar com juros e correção monetária um valor que não posso...
aH MEU bRASIL bRASILEIRO
PROCURO ALUNOS INTERESSADOS EM FORMAR UM LITISCONSÓRCIO PARA TAL CASO ESTEJAM NESTE MESMO CASO... continuar lendo

Adriana, embora já tenha decorrido certo tempo desde os fatos, ainda tenho interesse em representar eventual ação coletiva em face do fnde acerca dos temas acima, e conto com uma boa bagagem de êxitos em ações dessa natureza, André Santos (andresantos.advocacia1@gmail.com).
Grato continuar lendo