Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Moratória da carne: assinatura do TAC é marcada para o dia 11 de maio

    há 14 anos

    O compromisso de frigoríficos de não comprarem animais para o abate oriundos de propriedades que desrespeitam a legislação ambiental deverá ser formalizado em reunião no dia 11 de maio, na sede do Ministério Público Federal em Mato Grosso. A data foi marcada nesta segunda-feira (19) pelo procurador da República Mário Lúcio de Avelar e representantes do frigorífico Marfrig e da Abiec (Associação Brasileira das indústrias Exportadoras de Carne).

    Esta semana, o procurador fará uma consulta formal ao secretário estadual de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso sobre o prazo estipulado para o dia 13 de novembro pelo programa MT Legal. A data também serve de base para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Há divergência na interpretação do que será exigido para esta data: se apenas o protocolo de adesão ao MT Legal - que é feito pela internet - e solicitação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) ou se o documento do CAR pronto.

    Até esta data, o trabalho interno do MPF contra o desmatamento não para. "Continuaremos o levantamento de informações para as ações judiciais que serão propostas contra pecuaristas que desrespeitam a legislação ambiental e frigoríficos que estiveram em negociação com o MPF e recusaram assinar o compromisso contra o desmatamento", explica o procurador.

    Quanto aos demais frigoríficos instalados em Mato Grosso e que não estiveram nessa etapa de negociação com o MPF, o procurador informa que o próximo passo será convidá-los para aderirem ao TAC.

    Em linhas gerais, o TAC prevê que os frigoríficos vão desfazer relações comerciais com todos os criadores de gado que pratiquem desmatamento ilegal, que não possuam licenciamento ambiental, que explorem mão-de-obra em condições de escravidão, que estejam localizadas em áreas indígenas ou quilombolas, que tenham registro de violência agrária ou que sejam áreas de desmatamento recente.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em Mato Grosso

    Tel: (65) 3612-5000 / 9213-1191

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações468
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moratoria-da-carne-assinatura-do-tac-e-marcada-para-o-dia-11-de-maio/2158868

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 5 anos

    CARNE LEGAL: Pecuarista com restrições de comercialização de produtos firma TAC de reparação de dano ambiental com o MPF/MT

    Carne Legal: JBS/Friboi assina acordo com validade nacional

    America Nejaim, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Decisão Monocrática do Relator em grau de recurso e o novo CPC - Art. 932, IV e V

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)