Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Leis do Amazonas que tratam de cargos da Polícia Civil são inconstitucionais, decide STF

    Decisão acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República na ADI 3415

    há 9 anos

    Acolhendo pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3415), o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, declarou, nesta quinta-feira, 24 de setembro, a inconstitucionalidade das Leis estaduais 2875/2004 e 2917/2004 do Amazonas. As normas tratam do plano de cargos, carreira e remuneração dos servidores da Polícia Civil e da transformação e extinção dos cargos de provimento efetivo do quadro permanente de pessoal da Polícia Civil do estado.

    Os ministros do STF seguiram o entendimento da PGR e consideraram que as leis questionadas contrariam o princípio constitucional do concurso público, previsto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal. Isso porque alteram a estrutura do quadro de pessoal da Polícia Civil do estado, de forma a possibilitar a ascensão de comissários de polícia ao cargo de delegado de polícia, sem a prévia aprovação em concurso público.

    ADI 351 Também na sessão desta quinta-feira, 24 de setembro, os ministros negaram os embargos de declaração apresentados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte contra decisão unânime do STF que julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 351) proposta pela PGR contra os artigos 15 e 17 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias do Estado do Rio Grande do Norte. Na ação, a PGR alegou que os artigos questionados contrariam o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal que prevê o concurso público como meio para investidura em cargo de provimento efetivo. A decisão seguiu pedido da PGR pela rejeição dos embargos.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    Twitter: MPF_PGR
    facebook.com/MPFederal






    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações498
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/leis-do-amazonas-que-tratam-de-cargos-da-policia-civil-sao-inconstitucionais-decide-stf/235368920

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3415 AM - AMAZONAS XXXXX-39.2005.1.00.0000

    José Américo Cordeiro das Neves, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    Histórico da formação do quadro de pessoal do poder executivo do estado do Amapá no período de transformação de 05 de outubro de 1988 a 04 de outubro 1993

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)