Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público Federal não envia intimações por e-mail

    há 13 anos

    O Ministério Público Federal não envia e-mails para fazer intimações nem para divulgar o brasão do MPF, que não existe. Algumas pessoas entraram em contato com a Procuradoria Geral da República, informando que receberam correios eletrônicos em nome do MPF com supostas intimações para comparecer a audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios.

    Na verdade, são e-mails maliciosos em que, ao clicar no link do tipo "clique aqui", um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. Por isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.

    De acordo com o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil (Cert), as fraudes ocorrem por meio de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), criadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários.

    Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de "fishing") vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde "iscas" (e-mails) são usadas para "pescar" senhas e dados financeiros de usuários da internet.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4611
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-federal-nao-envia-intimacoes-por-e-mail/2545931

    Informações relacionadas

    Advogado Criminal em Sp
    Artigoshá 8 meses

    Intimação Policial: tudo que você precisa saber antes de ir à delegacia

    Samuel Cersosimo, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Existe intimação por E-mail?

    POLÍCIA FEDERAL ALERTA PARA E-MAILS MALICIOSOS

    Eduardo Pedro Gonçalves, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Citação por e-mail é possível?

    Tribunal Superior Eleitoral
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Superior Eleitoral TSE - RECURSO ESPECIAL ELEITORAL: REspEl XXXXX SÃO GABRIEL - BA

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    obrigado pelo esclarecimento. vários clientes estão recebendo estas mensagens e com tantas portarias e decretos, dado ao momento de Pandemia. é bom sermos esclarecidos a respeito. continuar lendo

    A pesquisa em tela, se deu porque recebi um falso email, usando o no nome do MPF. Por orientação fiz a pesquisa, tendo em vista não acreditar nas mensagens e estava no spam. Mas, segui a orientação do jusbrasil e deletei tão logo vi a mensagem, continuar lendo

    Boa noite meu nome Rodrigo Souza dos eu estou sofrendo ameaca de morte polícia militar ele trabalha na vinte seis companhia e brota nome dele William cristiano Sousa Mendes já fui 4 vezes na corregedoria mais não resolveu nada ele continua ameaca de morte me ligando número dele mandando os amigos dele de viatura me parar eu preciso voltar pra casa continuar lendo

    Foi muito bom a informações. Obrigada continuar lendo

    muito bom continuar lendo