Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/BA pronuncia-se pela cassação do mandato eletivo do prefeito e vice-prefeito de Crisópolis

    há 13 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) manifestou-se parcialmente favorável ao recurso interposto pela coligação Unidos para o Progresso, que pede a impugnação de mandato eletivo do atual prefeito de Crisópolis (BA), José Santana da Silva, e do vice-prefeito, Nivaldo Menezes Filgueiras. O pronunciamento do procurador regional eleitoral Sidney Madruga, emitido em 28 de julho, avalia o recurso à sentença que julgou improcedente a ação acusando os políticos de crime eleitoral para favorecimento dos candidatos durante as eleições municipais de 2008.

    O procurador entendeu que, entre as acusações feitas, a distribuição gratuita e massiva de combustível para eleitores violou o equilíbrio da disputa política. De acordo com o pronunciamento, a análise conjunta de imagens, laudo técnico e declaração em juízo de testemunha permite a formação de juízo de certeza de que houve distribuição de combustível em favor da campanha eleitoral dos impugnados.

    De acordo o pronunciamento, a diferença de apenas 45 votos obtidos pelo atual prefeito em relação ao segundo colocado demonstra a sensibilidade da população às manobras eleitoreiras, e ratifica a importância de rever a sentença. O fato demonstra que, por menor que pareça o crime eleitoral, ele pode resultar na eleição de um candidato ou partido.

    O procurador Sidney Madruga pede o provimento parcial do recurso e a reforma da sentença pela cassação do mandato eletivo de José Santana da Silva e Nivaldo Menezes Filgueiras, com a imediata diplomação dos candidatos que alcançaram o segundo lugar.

    Clique aqui para ver o pronunciamento do procurador regional eleitoral na íntegra.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República na Bahia

    Tel.: (71) 3617-2299/ 3617-474/ 3617-2295/ 3617-2200

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    Twitter: www.twitter.com/mpf_ba

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações235
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-ba-pronuncia-se-pela-cassacao-do-mandato-eletivo-do-prefeito-e-vice-prefeito-de-crisopolis/2799773

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)