Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PA e Loterpa assinam compromisso que garante funcionamento legal da loteria estadual

    há 12 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) e a Loteria do Estado do Pará (Loterpa) assinaram acordo que permite a exploração, pelo estado, das modalidades de jogos previstas em legislação federal. Todas as modalidades de jogos estavam suspensas desde 2007 quando a Justiça ordenou, com base em pedido do MPF, a suspensão do Tacacá da Sorte, modalidade irregular criada pela empresa na época.

    A abrangência da decisão judicial de 2007 acabou por inviabilizar totalmente o funcionamento da Loterpa. O MPF então propôs o acordo, assinado no dia 16 de dezembro, em que a empresa se compromete a não mais explorar modalidades de jogos que não estiverem expressamente previstas na legislação federal, já que legislar sobre jogos é competência exclusiva da União.

    Em contrapartida, as modalidades previstas loteria convencional de múltiplas chances, loterias instantâneas e concurso-prognóstico ficam liberadas, o que vai garantir o retorno dos repasses da Loterpa para o custeio de programas na área de seguridade social, esportes, lazer e cultura. Uma das entidades beneficiadas com a arrecadação da Loterpa é a Santa Casa de Misericórdia do Pará.

    A Loterpa continua interditada para a exploração de bingo e outras modalidades loterias não autorizadas e previstas em Lei. Entretanto terá seu funcionamento permitido para a exploração de Bilhete Tradicional, bem como para as modalidades lotéricas autorizadas a nível federal, resume o acordo assinado pelo diretor-presidente da empresa, Jorge Otávio Bahia de Rezende

    A empresa se obriga no acordo a: não conceder, sob qualquer forma, a quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, a exploração de quaisquer modalidades lotéricas, limitando sua atuação à forma de exploração direta. E a destinar sua renda líquida mensal ao custeio dos programas previstos em sua missão social, especialmente no auxílio à Santa Casa.

    O MPF vai fiscalizar o cumprimento do acordo. Em caso de desobediência aos termos, a Loterpa poderá ser multada em R$ 100 mil por cada ato de descumprimento. O acordo é executável judicialmente.

    O processo tramita na 1a. Vara da Justiça Federal em Belém com o número 2007.39.00.006523-1

    Ministério Público Federal no Pará

    Assessoria de Comunicação

    Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177

    E-mail: ascom@prpa.mpf.gov.br

    Twitter: http://twitter.com/MPF_PA

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações471
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pa-e-loterpa-assinam-compromisso-que-garante-funcionamento-legal-da-loteria-estadual/2975705

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 7 anos

    Governo do Piauí questiona ato do Ministério da Fazenda que encerrou serviço de loteria do estado

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 11 anos

    Loteria estadual do Mato Grosso é questionada no STF

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Justiça proíbe ampliação de loteria estadual em Mato Grosso

    Loteria do Estado do Mato Grosso (Lemat) é reativada através de decreto

    Loteria do Estado do Mato Grosso (Lemat) é reativada através de decreto

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)