Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Universidade Federal da Bahia está impedida de cobrar taxas por serviços prestados aos alunos

    há 12 anos

    Em julgamento nesta quarta-feira, 9 de maio, o Tribunal Regional Federal negou provimento ao recurso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), condenada pela Justiça a deixar de cobrar taxas dos estudantes por serviços prestados pela instituição. A universidade invocou sua resolução 1/1999, regulamento que autoriza a cobrança de taxas por matrículas, reserva de vagas, trancamento de disciplinas, expedição e registro de diplomas e certificados, transferências, emissão de históricos escolares, entre outros.

    A Justiça Federal, ao julgar procedente a ação civil pública proposta pelo MPF na Bahia, defendeu a gratuidade total do ensino e considerou que os serviços acadêmicos, muito embora não constituam o ensino em si, estão abrangidos por esta atividade, uma vez que servem de suporte e, muitas vezes, condição para a concretização do ensino. A UFBA recorreu da sentença.

    No recurso, a entidade alegou que o MPF não seria parte legítima para propor esse tipo de ação. Entretanto, em parecer, o procurador regional da República Odim Brandão citou jurisprudência de vários tribunais, que confirmam a possibilidade de o Ministério Público questionar mensalidades escolares abusivas, por parte das escolas privadas, além de defender o ensino gratuito nas fundações públicas mantidas preponderantemente por recursos municipais.

    Se a intervenção do Ministério Público já se justificaria até no âmbito privado, dada a relevância social da educação, com mais razão assim se deve concluir quando está em causa o adimplemento de prestações exigidas por entidade mantida pela União, explica o procurador.

    O representante do Ministério Público Federal também baseou seu parecer no artigo 206 da Constituição Federal, que institui a gratuidade nas instituições de ensino públicas. Isso significa dizer que o Estado não pode exigir contraprestações pecuniárias dos alunos em nenhuma hipótese, argumenta.

    Em decisão unânime, a 5ª Turma do TRF1 acolheu o posicionamento do MPF e negou o recurso da Universidade Federal da Bahia. A instituição ainda poderá recorrer.

    Processo nº 0018270-57.2007.4.01.3300

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universidade-federal-da-bahia-esta-impedida-de-cobrar-taxas-por-servicos-prestados-aos-alunos/3117690

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)