Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PE denuncia agrônomo por crime contra o sistema financeiro

    há 12 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) ofereceu, à Justiça Federal, denúncia contra engenheiro agrônomo da Cooperativa Central de Assentados de Pernambuco (CCA/PE). Ele é acusado de cometer irregularidades na aplicação de recursos provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinados a agricultores do Assentamento Chico Mendes, em Pombos, no agreste do estado.

    As irregularidades ocorreram entre março e abril de 2001. O engenheiro agrônomo era, na época, o responsável técnico incumbido de atestar a correta aplicação dos recursos, o que era necessário para a liberação das parcelas seguintes do financiamento, além de prestar assistência técnica aos beneficiados.

    O acusado, no entanto, elaborou laudos falsos para permitir que parcelas do financiamento do Pronaf fossem liberadas em favor de um grupo de cinco assentados que tiveram desempenho insatisfatório no período. Os relatórios foram produzidos de forma genérica, sem detalhar a condição de cada assentado, apresentando avaliações iguais para situações diferentes.

    De acordo com o procurador da República Leandro Bastos Nunes, que ofereceu a denúncia à Justiça Federal, o engenheiro agrônomo cometeu crime contra o sistema financeiro, por aplicar, em finalidade diversa da prevista em contrato, recursos provenientes do Pronaf. Se condenado, a pena pode variar de dois a seis anos de reclusão, além do pagamento de multa.

    Processo nº: 0009738-89.2005.4.05.8300 4ª Vara Federal em Pernambuco

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Pernambuco

    (81) 2125-7348

    ascom@prpe.mpf.gov.br

    http://www.twitter.com/mpf_pe

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pe-denuncia-agronomo-por-crime-contra-o-sistema-financeiro/3123693

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)