Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES denuncia ex-diretor da Companhia Docas e empresário por dispensa irregular de licitação

    há 12 anos

    O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) denunciou o ex-diretor da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) Hugo José Amboss Merçon de Lima e o empresário Carlos José Duarte Matias por dispensa indevida de licitação. Hugo José, na condição de diretor-presidente da Codesa, deixou de realizar licitação para que a empresa Polimodal Transportes e Serviços Ltda, representada por Carlos Matias, utilizasse área portuária da companhia.

    A concessão da autorização ocorreu em 2008, e se deu com o argumento de que não prejudicaria o interesse público. A Codesa argumentou ainda que, assim que fosse possível, seria realizada uma licitação e a autorização da empresa Polimodal seria revogada. Passados mais de 40 meses da edição da resolução, porém, verificou-se que o processo licitatório ainda não havia sido realizado, o que deixou claro que os denunciados visavam dispensar a licitação para beneficiar a empresa Polimodal.

    Uma nota técnica emitida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), atendendo a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), alertou aos portos públicos brasileiros que a dispensa de licitação para explorar área portuária pode configurar crime. Além disso, o TCU demonstrou, por meio de um relatório, que é ilegal a prática de alguns portos de não utilizar o arrendamento precedido de licitação para transferir a exploração de uma área portuária, como no caso da Codesa. O TCU, inclusive, citou expressamente a Codesa como um dos portos que possuem esse procedimento inadequado.

    Ainda de acordo com o relatório emitido pelo TCU, são vários os meios usados para burlar a exigência do procedimento licitatório, e tais processos podem ter nomes diversos. No caso da Codesa, denominou-se autorização, mas a realidade é que independente da denominação adotada, tais instrumentos possuem sempre o mesmo objetivo: propiciar ao particular a movimentação e/ou armazenagem de cargas sem o necessário procedimento licitatório. Segundo o MPF/ES, o esquema da autorização foi utilizado para dar aparência de legalidade à dispensa irregular da licitação.

    Hugo José foi denunciado por dispensar ou não exigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa, e Carlos Matias, por ter se beneficiado do esquema. A pena para esse tipo de crime é de três a cinco anos de reclusão e pagamento de multa. O número para acompanhamento no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br) é 2012.50.01.005039-3. A denúncia, ajuizada em 18 de maio, foi recebida pela Justiça Federal no último dia 22 de maio, e os denunciados agora respondem na condição de réus.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Espírito Santo

    E-mail: ascompres@pres.mpf.gov.br

    Telefones: (27) 3211 6444 / 3211 6451

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações316
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-denuncia-ex-diretor-da-companhia-docas-e-empresario-por-dispensa-irregular-de-licitacao/3180168

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)