Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/DF pede que o INSS explique regras para revisão de aposentadorias por invalidez e auxílio-doença

    Ministério Público solicita esclarecimentos sobre portaria publicada pelo instituto

    há 8 anos

    Com o objetivo de evitar que trabalhadores que se aposentaram por invalidez e aqueles que recebem auxílio-doença sejam prejudicados por uma portaria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o Ministério Público Federal em Brasília (MPF/DF) enviou, nesta terça-feira (6), um pedido de explicações ao órgão. Publicada em 19 de agosto, a norma determina regras para a revisão e a suspensão dos benefícios por incapacidade concedidos a partir de decisões judiciais definitivas ou não. Segundo a portaria, o cancelamento pode ser feito se, durante a perícia médica, ficar constatado que o beneficiário não está mais incapaz e, consequentemente, pode voltar ao trabalho.

    No ofício enviado ao INSS, a procuradora da República Eliana Pires Rocha pede informações relativas a algumas determinações previstas na portaria. Um dos pontos questionados é a previsão da possibilidade de cortar o pagamento dos benefícios sem a necessidade de manifestação prévia ou posterior do órgão de execução da Procuradoria-Geral Federal. O MPF quer saber se a interrupção dos benefícios será ou não precedida de processo administrativo e quem analisará os aspectos e consequências jurídicas dessa medida. Ainda em relação aos benefícios implementados a partir de decisão judicial, o MPF pede que o órgão esclareça se os mesmos serão cessados sem revisão judicial ou medida equivalente.

    No documento endereçado ao presidente do INSS, a procuradora pede que o instituto informe se foram previstos os riscos extrajudiciais e judiciais, como sanções, multas por descumprimento e outras medidas previstas em lei. Entre elas está, conforme mencionado no documento, a possibilidade de pagamento de indenização por danos morais ao beneficiário que, eventualmente, possa ser prejudicado pela decisão administrativa.

    Outro pedido é para que o INSS envie cópia dos estudos, deliberações e planos quem embasaram e justificaram a revisão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. E, para finalizar, o Ministério Público ainda quer saber se a revisão já foi iniciada ou se tem data prevista para começar, além de pedir informações sobre quais são as iniciativas adotadas pelo INSS para a reabilitação de pessoas aposentadas por invalidez.

    O MPF estabeleceu o prazo de 10 dias para que o INSS responda aos questionamentos.

    Clique aqui para ter acesso à integra do ofício.

    Assessoria de ComunicaçãoProcuradoria da República no Distrito Federal
    (61) 3313-5460 / 5459 / 5458
    prdf-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/df
    twitter.com/MPF_DF

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-df-pede-que-o-inss-explique-regras-para-revisao-de-aposentadorias-por-invalidez-e-auxilio-doenca/381270832

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)