Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP do Brasil adere à nota internacional em apoio ao Ministério Público da Argentina

    Alterações na Lei Orgânica afetariam a independência e a autonomia da instituição argentina

    há 7 anos

    O Ministério Público Brasileiro, representado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aderiu, nesta terça-feira, 25 de outubro, a uma nota da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP) que alerta para o projeto de alteração da Lei Orgânica do Ministério Público Federal da Argentina. Onze procuradores-gerais aprovaram a manifestação de apoio ao MP da Argentina. Após divulgação da nota, houve suspensão da tramitação do projeto de lei naquele país.

    As modificações propostas colocariam em risco a independência e a autonomia da instituição. Uma delas submete ao Poder Legislativo a escolha dos diretores e titulares das promotorias especializadas.

    A nota desta terça-feira destaca a Declaração Conjunta de Lisboa (clique aqui para ver), também assinada por Janot neste mês, na qual os chefes dos Ministérios Públicos Ibero-Americanos afirmam que a independência e a autonomia do MP são valores essenciais para a consolidação do Estado de Direito. “O Ministério Público deve exercer suas funções inspirado pelo interesse público, vinculado a critérios rígidos de legalidade e objetividade e somente sujeito à Constituição e à lei”, pontua o documento.



    Veja a íntegra da nota.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    Twitter: MPF_PGR
    facebook.com/MPFederal



    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-do-brasil-adere-a-nota-internacional-em-apoio-ao-ministerio-publico-da-argentina/399465512

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)