Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MG pede suspensão de contrato da UFTM com operadora de plano de saúde

    há 15 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Uberaba (MG) ajuizou nesta segunda-feira, 6 de abril, ação civil pública contra a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a RN Metropolitan Ltda, empresa privada que atua na área de assistência à saúde suplementar (operadora de planos de saúde). O objetivo da ação é suspender a execução de um contrato, no valor de mais de dez milhões de reais, firmado entre a operadora e a universidade.

    A RN Metropolitan foi contratada pela UFTM, por meio do pregão eletrônico nº 16/2008, para o oferecimento de planos de saúde aos servidores da universidade e seus dependentes. O problema é que, após investigação, o MPF concluiu que o objeto da licitação plano de saúde de natureza mista é ilícito, porque tal modalidade foi abolida pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

    O plano de saúde de natureza híbrida é aquele em que coexistem características dos planos pré e pós-estabelecido, ou seja, parte do pagamento é feita pela pessoa jurídica que o contratou, antes do uso efetivo do plano e com preço fixo, e a outra parte do pagamento é feita após a utilização efetiva do plano. A ANS proibiu essa combinação para serviços e atendimentos médicos, permitindo-a somente para serviços odontológicos.

    Durante as investigações, a Agência Nacional de Saúde informou ao MPF que a operadora, ao comercializar produto vedado e sem registro na agência, infringiu a regulamentação da Saúde Suplementar, tendo sido já autuada por essa infração (auto de infração 27746).

    Para o MPF, se o objeto é ilícito, o contrato firmado entre a operadora e a UFTM é inválido (Código Civil , art. 104 , II). Da mesma forma, sob o prisma da Lei de Licitações, não tem como se afirmar que a contratação ocorreu de forma regular, já que as características do objeto acabaram frustrando a competitividade, o que é vedado pela Lei 8.666 /93.

    A ação de nº 2009.38.02.001383-6 foi ajuizada perante a Justiça Federal em Uberaba.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Minas Gerais

    (31)

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações256
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-mg-pede-suspensao-de-contrato-da-uftm-com-operadora-de-plano-de-saude/989441

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)