Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sede da PGR completa 10 anos

    há 12 anos

    Hoje, 15 de agosto, a sede da Procuradoria Geral da República completa 10 anos da sua inauguração. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o complexo da PGR abriga a sede administrativa do Ministério Público Federal, com os gabinetes do procurador-geral da República e dos subprocuradores-gerais da República.

    Localizada na Avenida L4 Sul, em Brasília, a sede ocupa uma área de 41,3 mil metros quadrados de extensão. O complexo se destaca pelos prédios com formas arredondadas, revestidas pelo vidro reflexivo que espelha o azul intenso do céu da capital. O Bloco A, onde se localizam os gabinetes, foi erguido de modo a dar a sensação de que está flutuando. Ele não possui pilares de sustentação, que é feita a partir de uma estrutura de concreto em forma de estrela no topo do prédio. Da estrela saem tirantes que sustentam os pisos, e todo o peso da estrutura é transferido à coluna central do edifício, que o descarrega ao solo.

    A localização da sede da Procuradoria Geral da República foi prevista por Lúcio Costa no Plano Diretor de Brasília, em 1960. Mas se transferir para a nova capital, em 1962, a PGR ocupou primeiro dois andares do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP). O órgão chegou a utilizar espaços do Ministério da Indústria e Comércio e do Ministério da Saúde antes de se mudar, em 1982, para um prédio na Avenida L2 Sul, onde hoje funciona a Procuradoria da República no Distrito Federal.

    Em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, o Ministério Público brasileiro ganhou novas atribuições, sendo declarado instituição permanente à qual foi incumbida a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Diante da nova realidade, o Ministério Público Federal cresceu e o prédio da L2 Sul já não comportava mais as necessidades da Procuradoria Geral da República. Assim, em 1997 foram iniciadas as obras de construção da atual sede.

    A localização da Procuradoria Geral da República é estratégica, próxima ao Supremo Tribunal Federal, ao Superior Tribunal de Justiça, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal de Contas da União. De suas janelas, é possível observar a Praça dos Três Poderes, com as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    O prédio possui um espaço que conta da história do órgão, o Memorial do MPF, onde o visitante encontra peças históricas da instituição. O local promove projetos de visitas guiadas, como Escola Cidadã e MPDF em Campus. A PGR também possui uma biblioteca e um restaurante abertos ao público externo.

    Serviço:

    Memorial do MPF

    Segunda a sexta

    9h às 19h

    Biblioteca

    Segunda a sexta

    13 às 19h

    Restaurante

    Segunda a sexta

    13h às 15h

    Secretaria de Comunicação

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1129
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sede-da-pgr-completa-10-anos/100030825

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)