jusbrasil.com.br
20 de Janeiro de 2021
    Adicione tópicos

    MPF/TO homenageia procurador da República morto em cumprimento do dever

    Juntamente com inauguração do novo espaço para estudos, Biblioteca da Procuradoria da República, que completa 21 anos, recebeu o nome de Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva. Lançamento de selos comemorativos dos Correios marcou a solenidade

    Ministério Público Federal
    há 8 anos

    Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 19 de novembro, na sede da Procuradoria da República no Tocantins (PR/TO), a biblioteca foi oficialmente denominada Biblioteca Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva, em homenagem ao membro do Ministério Público Federal assassinado em cumprimento de seu dever em 1982. Considerado exemplo de coerência com os princípios democráticos e defesa do patrimônio público, Pedro Jorge teve sua atuação ressaltada pelo procurador-chefe da PR/TO, João Gabriel Morais de Queiroz. Mesmo diante das ameaças recebidas por denunciar o desvio de recursos públicos que alcançam a soma de R$ 30 milhões em valores atuais, Pedro Jorge não se intimidou mesmo com o risco iminente à sua vida, disse.

    A ocasião foi também marcada comemoração dos 21 anos do setor e pela inauguração do novo espaço de estudos da biblioteca, adequado para proporcionar excelentes condições de estudo e consulta ao acervo a todos os seus usuários, internos e externos. Atualmente, a biblioteca da PR/TO conta com um acervo superior a dez mil obras, entre títulos relativos ao direito e à literatura brasileira. Para marcar o evento, foram lançados o carimbo comemorativo e o selo personalizado, lançado pelo Ministério das Comunicações por intermédio dos Correios. A obliteração dos selos pela bibliotecária Ana Maria Sanches e pelo procurador João Gabriel contou com a participação do diretor regional dos Correios, Paulo Werneck Barros Martins.

    Carimbo e selo comemorativos - A imagem do carimbo comemorativo alusivo à comemoração é composta na moldura superior pela inscrição Ministério Público Federal Procuradoria da República no Tocantins, e na moldura inferior pela frase 21 anos semeando conhecimento. No centro, consta a logomarca da Biblioteca Procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, com a imagem de um livro aberto. O carimbo passa a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirá como registro do acontecimento na história da PR/TO. Durante 30 dias, as cartas postadas nas agências dos Correios de Palmas receberão este carimbo em seus selos.

    Os selos trazem imagens de monumentos e paisagens naturais do Tocantins e circularão o Brasil, podendo chegar também ao exterior, propagando por meio de suas imagens e legendas o tema que originou sua criação.

    Amigos do Bem - Durante a comemoração, o servidor da biblioteca Ovídio Rodrigues recebeu homenagem pelos anos de serviço prestados à PR/TO declamando um poema de sua autoria. Também foram entregues cerca de mil obras arrecadadas pela biblioteca entre os servidores da PR/TO que irão compor o acervo da Biblioteca Cidadã, projeto da Associação Amigos do Bem que tem por objetivo estimular o hábito da leitura entre a população palmense. Os livros foram recebidos pelo presidente da AAB, Cícero Guimarães.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)