Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MS investiga denúncia de envenenamento em córrego de comunidade indígena

    Perícia pode confirmar contaminação. Pena chega a 15 anos de prisão

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, solicitou ontem, 20 de novembro, à Polícia Federal a instauração de inquérito para investigar possível contaminação no córrego Ypo'i, principal fonte de água da comunidade indígena de mesmo nome, localizada em Paranhos, região sul do estado. Além disso, o MPF pede que seja designado, com urgência, equipe profissional que realize perícia na água.

    O pedido ocorre depois que indígenas informaram à Funai, em 14 de novembro, que naquele mesmo dia pela manhã uma grande quantidade de espuma branca se formou na superfície do córrego, cobrindo totalmente a água. Fotografias e filmagens feitas pelos indígenas que estavam no local foram encaminhadas ao MPF. Uma amostra da água supostamente contaminada também foi entregue.

    O material e o depoimento da liderança indígena que fez a denúncia foram encaminhados à Polícia Federal, para subsidiar a investigação. O objetivo é confirmar se houve ou não a contaminação e identificar os responsáveis.

    Se for confirmada a contaminação da água, os autores podem responder pelos crimes de envenenamento ou poluição de água potável (artigos 270 e 271 do Código Penal, respectivamente). As penas podem chegar a 15 anos de prisão.

    Clique aqui para ver o vídeo feito pelos indígenas.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul

    (67) 3312-7265 / 9297-1903

    (67) 3312-7283 / 9142-3976

    www.prms.mpf.gov.br

    ascom@prms.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_ms

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações351
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ms-investiga-denuncia-de-envenenamento-em-corrego-de-comunidade-indigena/100195823

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)