Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação do MPF/AL quer garantir imediata vista das provas do Enem e adiamento das inscrições no Sisu

    Como previsto hoje, estudantes somente teriam acesso a partir de 6 de fevereiro, quase um mês após o encerramento das inscrições no Sisu

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) propôs, nesta quinta-feira, 3 de janeiro, uma ação civil pública para garantir a imediata vista das provas e dos espelhos de correção da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a todos os estudantes que assim desejarem. Atualmente, o instituto responsável pela prova tem a previsão de somente disponibilizar os dados a partir de 6 de fevereiro.

    De acordo com o procurador da República Marcial Duarte Coêlho, a divulgação somente em fevereiro traz inegável prejuízo aos estudantes, uma vez que o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) sistema que garante o acesso às universidades vai de 7 a 11 de janeiro.

    Em consequência do primeiro pedido a imediata vista das provas , o MPF requer ainda o adiamento do prazo de abertura do Sisu para uma data na qual todos os estudantes possam ter, antes, acesso às suas redações e aos critérios que balizaram suas notas.

    A ação civil pública foi apresentada, em caráter de urgência, em face do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e que realiza anualmente o Enem. Desde 2009, o exame é utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.

    Cabe destacar que a ação foi gerada a partir da representação de mais de 8 mil estudantes trazida à Procuradoria da República em Alagoas ontem. Os alunos de diferentes partes do país se sentem violados no direito de ter acesso à informação de como suas redações foram corrigidas.

    A ação do MPF questiona exclusivamente o direito à vista das provas de redação, amparado na Constituição Federal, balizada em princípios como da publicidade e da ampla defesa, bem como na Lei de Acesso a Informacao (Lei nº 12.527/2011).

    O MPF não tratou dessa vez do direito a recurso, também pleiteado pelos estudantes. O tema já foi tratado em termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em agosto do ano passado entre o MPF e o Inep. Constou no TAC a razoabilidade na existência apenas dos sistemas internos de autocorreção e de recurso de ofício.

    Apesar de não haver a previsão de recurso administrativo, o MPF visa que, com o acesso às provas e aos espelhos até a inscrição no Sisu, haja a possibilidade para o estudante de interpor medida judicial individual para que se tenha sanada alguma lesão a direito.

    O procurador Marcial Duarte Coêlho explica, na ação, que a divulgação após 6 de fevereiro, como previsto atualmente, colocará por terra as pretensões dos eventuais prejudicados. As notas e os critérios de correção do Enem permanecerão obscuros tudo o que não se quer da administração pública , só sendo revelados quando já for tarde demais para os prejudicados, aponta.

    Consta na ação que eventual medida judicial restará prejudicada se a vista das redações somente for permitida após 6 de fevereiro, tempo em que o Sisu já estará encerrado e as turmas de novos alunos ingressantes formadas.

    Ante o apresentado, o MPF requer, em sede de liminar: a imediata disponibilização a todos os estudantes que assim solicitarem da vista de suas redações e dos respectivos espelhos de correção, de forma a ficar clara a razão pela qual se chegou à nota aplicada; que a disponibilização seja amplamente divulgada no site do Inep e seja também determinado que se possibilite no mínimo um prazo de cinco dias para os estudantes exercerem o direito de pleitear a vista das provas; e que o Sisu apenas seja aberto após todas as vistas pleiteadas terem sido regularmente disponibilizadas.

    Confira o número da ação civil pública: 0000002-93.2013.4.05.8000

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Alagoas

    82 - 8835-9484

    www.pral.mpf.gov.br

    ascom@pral.mpf.gov.br

    @mpf_al

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-do-mpf-al-quer-garantir-imediata-vista-das-provas-do-enem-e-adiamento-das-inscricoes-no-sisu/100273281

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)