Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/TO quer apuração de extravio de documentos da prefeitura de Axixá

    Segundo informações da atual gestão do município, prefeito anterior não disponibilizou documentos necessários à prestação de contas de convênios, necessária à continuidade de repasses federais

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO), por intermédio da Procuradoria da República no Município de Araguaína, requisitou a instauração de inquérito policial à Delegacia de Polícia Federal de Araguaína para apuração de possível prática delituosa pelo ex-prefeito do município de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito, de extraviar, sonegar ou inutilizar documento público, conduta tipificada nos artigos 305, 314 e 337 do Código Penal. As informações do extravio dos documentos são da atual administração do município, enviadas à PRM-Araguaína por intermédio de ofício da Prefeitura de Axixá.

    A requisição do MPF/TO à Polícia Federal frisa que parte das verbas da prefeitura é oriunda de convênios, que dependem da comprovação de documentos para liberação dos recursos financeiros. Tais contratos estão atualmente inviabilizados, uma vez que a documentação referente ao exercício contábil de 2012 está em posse do ex-prefeito.

    Recomendação aos prefeitos que deixariam o cargo - Em dezembro de 2012, o Ministério Público Federal encaminhou recomendação aos prefeitos das cidades tocantinenses que encerravam seus mandatos para que disponibilizassem aos seus sucessores toda a documentação necessária e adequada à prestação de contas de todos os contratos de repasse, convênios, termos de parceria e outros meios de repasse de recursos da Administração Pública Federal aos municípios. Aos prefeitos que iniciariam seus mandatos em 2013, foi recomendada a fiscalização do cumprimento dos procedimentos sugeridos, além da comunicação ao MPF dos casos em que não houvesse a disponibilização dos documentos.

    Os prefeitos que tomaram posse em 2013 também foram orientados a realizar auditorias nos contratos de repasse a fim de verificar se o antecessor deixou toda a documentação necessária à prestação de contas. Caso contrário, foi recomendada a adoção de medidas judiciais e administrativas cabíveis. O objetivo é evitar a responsabilização dos gestores que assumem as prefeituras por atos ou omissões de seus antecessores.

    Embora não tenha força de coação, a recomendação do Ministério Público Federal aos prefeitos recém-empossados torna os gestores municipais cientes de seus deveres, de forma que não poderão alegar desconhecimento das consequências jurídicas em processos administrativos ou judiciais a que estejam sujeitos pelo extravio dos documentos necessários à nova gestão.

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações462
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-to-quer-apuracao-de-extravio-de-documentos-da-prefeitura-de-axixa/100288522

    Informações relacionadas

    Marcello Benevides, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    O que são autos de um processo | Autos no processamento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)