Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS ajuíza ação contra exigência de idade mínima no ensino fundamental em Santa Rosa

    Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação só permite a matrícula no ensino fundamental de crianças que completam seis anos até o dia 31 de março do ano letivo

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Santa Rosa (RS) ajuizou ação civil pública contra a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que publicou resoluções para só permitir a matrícula no ensino fundamental de crianças que completam seis anos até o dia 31 de março de cada ano (Resoluções nº 1, de 14.1.2010, e nº 6, de 20.10.2010).

    O MPF pede que a Justiça proíba a União de exigir que as escolas públicas e particulares mantenham essa prática.

    Um dos pedidos constante da ação interposta pelo autor da ação procurador da República Bruno Alexandre Gütschow, é que, de imediato, seja determinado às escolas que, no prazo de 30 dias, oportunizem àqueles infantes que completem 6 anos de idade (aniversariantes de janeiro a dezembro de 2013) no decorrer do corrente ano, a reclassificação ou matrícula, no primeiro ano do ensino fundamental, se restar comprovada a capacidade intelectual mediante avaliação psicopedagógica a ser realizada por cada entidade de ensino.

    No entendimento do procurador o objetivo da ação é proteger o direito à educação, e neste caso em especial garantir também àqueles infantes que completem 6 anos, após 31 de março de 2013, o direito de ingressar no ensino fundamental, ainda este ano.

    Como pedido final, o MPF requer que a União seja obrigada a proceder definitivamente à reavaliação dos critérios de classificação/admissão dos alunos ao primeiro ano do ensino fundamental, garantindo, também, o acesso de crianças com seis anos incompletos, desde que comprovem sua capacidade intelectual por meio de avaliação psicopedagógica.

    A decisão, se favorável, terá seus efeitos valendo em todo o território nacional.

    A ação pode ser consultada na Justiça Federal através do protocolo 5000600-25.2013.404.7115.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369

    E-mail: ascom@prrs.mpf.gov.br ou ascomprrs@gmail.com

    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS

    http://www.prrs.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-ajuiza-acao-contra-exigencia-de-idade-minima-no-ensino-fundamental-em-santa-rosa/100387680

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)