Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

MPF/BA: CRN5 deve contratar servidores pelo Regime Jurídico Único

MPF/BA acionou Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região e outros quatro conselhos regionais a fim de garantir a adoção imediata do Regime Jurídico Único para todos os servidores, como prevê a Constituição

há 11 anos

A 3ª Vara da Justiça Federal na Bahia determinou que o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região Bahia e Sergipe (CRN5) deixe de contratar novos servidores para o seu quadro de pessoal no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão antecipa os efeitos da tutela requeridos pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) por meio de uma ação civil pública ajuizada em janeiro último. O objetivo do MPF com a ação foi garantir a adoção imediata do Regime Jurídico Único para todos os servidores, conforme previsto pela Constituição Federal.

O procurador da República Pablo Coutinho Barreto explica que até a promulgação da Constituição, em 1988, a contratação de servidores pelos conselhos de fiscalização profissional era permitida tanto por meio do regime estatutário quanto pelo regime celetista, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT Decreto-Lei nº 5.452), conforme estabelecido pelo Decreto-Lei nº 968/69. Com a Constituição Federal, extinguiu-se a possibilidade de contratação destes trabalhadores via CLT, mas alguns conselhos seguem praticando a irregularidade.

Por conta disso, além de acionar o CRN5, o MPF acionou os Conselhos Regionais de Química, Odontologia e Medicina, cujas ações ainda tramitam no Judiciário. O Conselho Federal de Psicologia da 3ª Região-BA também foi acionado, mas já há liminar pela adoção do regime estatutário para contratação de servidores. Nas ações, o MPF também requereu a dispensa dos profissionais que não tenham ingressado nos conselhos por meio de concurso público, exceto os contratados para cargos em comissão. No caso do CRN5, a Justiça não deferiu a medida solicitada ao considerar o caráter provisório da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 2135.

A ADI nº 2.135 questiona a Emenda Constitucional nº 19, que alterou a redação originou do artigo 39 da Constituição, segundo o qual todos os servidores deverão ser contratados pelo Regime Jurídico Único. No julgamento da medida cautelar da ADI nº 2.135, o STF restabeleceu a redação original do artigo 39 da Constituição. Assim, o Regime Jurídico Único, instituído pela Lei 8.112/90, voltou a ser observado para os servidores da administração pública direta, das autarquias incluindo os conselhos profissionais - e das fundações públicas. A decisão, no entanto, ainda não é definitiva, depende do STF bater o martelo.

Número da ação para consulta processual: 4249-66.2013.4.01.3300.

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal na Bahia

Tel.: (71) 3617-2295/ 2296/2299/2474/ 2200

E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

www.twitter.com/mpf_ba

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações644
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-crn5-deve-contratar-servidores-pelo-regime-juridico-unico/100397261

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)