Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS fiscaliza licenciamento ambiental da hidrelétrica de Iraí

    Procuradoria da República em Passo Fundo quer evitar que o processo de licenciamento ambiental do empreendimento seja alvo de ação judicial do MPF

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Passo Fundo (RS) emitiu recomendação ao Ibama para que o processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Iraí seja suspenso após a análise do termo de referência e antes de sua aprovação, até que a perícia técnica do Ministério Público Federal se manifeste, sugerindo eventuais alterações.

    O MPF/RS acompanha os trâmites do procedimento de instalação de usina hidrelétrica no Rio Uruguai UHE Iraí. O empreendimento terá consequências socioambientais nos municípios de Palmitos (SC), Frederico Westphalen, Iraí e Alpestre (RS) e a recomendação visa a evitar possíveis demandas jurídicas referentes ao processo de licenciamento.

    A procuradora da República Fernanda Alves de Oliveira citou o Princípio 15 da Declaração do Rio Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio+20) para justificar a recomendação: Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.

    A recomendação foi encaminhada à Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do Ibama em Brasília, que tem prazo de 20 dias para se manifestar sobre o assunto.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369

    E-mail: ascom@prrs.mpf.gov.b

    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações240
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-fiscaliza-licenciamento-ambiental-da-hidreletrica-de-irai/100397263

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)