Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES participa de audiência pública sobre implantação de novo modelo de execução penal

    O objetivo do modelo de execução penal APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) é humanizar o tratamento dispensado aos presos

    há 11 anos

    O procurador da República Gabriel da Rocha representou o Ministério Público Federal em São Mateus (ES) em audiência pública realizada na última segunda-feira, 25 de março, para discutir a instalação do modelo de execução penal APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no município.

    A participação no evento é uma das ações da instituição para aprimorar o cumprimento dos direitos do cidadão e a promoção, proteção e defesa dos direitos humanos, especialmente em relação às pessoas presas. Estamos atentos à situação prisional e tentando construir uma interlocução com os órgãos estaduais e locais, como forma de garantir o respeito aos direitos humanos, afirma.

    Em janeiro, o procurador realizou uma inspeção na Penitenciária Regional de São Mateus, acompanhado de representantes da Defensoria Pública Estadual, Justiça Estadual, Pastoral Carcerária de São Mateus e representantes do Conselho da Comunidade.

    Modelo APAC - Na audiência pública, organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado, foi apresentada a metodologia do programa, idealizado pelo advogado Mário Ottoboni no início da década de 70. O modelo busca humanizar o tratamento dispensado aos presos e está sendo aplicado em mais de cem unidades prisionais do país.

    De acordo com os dados apresentados, o modelo gera um sentimento de responsabilidade nos detentos, a partir do respeito, ordem, trabalho, religião e o envolvimento da família do condenado. Consta que as unidades que implantaram o sistema escapam daquele modelo tradicional e o índice de reincidência é de apenas 15%, em vez dos 80% encontrados no resto do país. Além disso, são os próprios detentos - chamados de reeducandos - que gerenciam muitas das unidades.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Espírito Santo

    E-mail: ascompres@pres.mpf.gov.br

    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6451

    www.twitter.com/MPF_ES

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-participa-de-audiencia-publica-sobre-implantacao-de-novo-modelo-de-execucao-penal/100429265

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)