Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Reconhecimento de repercussão geral, por si só, não suspende processos no STJ

    Segundo entendimento da subprocuradora-geral da República Maria das Mercês, somente os recursos extraordinários interpostos no STF devem ser suspensos

    há 11 anos

    A subprocuradora-geral da República Maria das Mercês de Castro Gordilho Aras enviou parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira, 17 de abril, para opinar pelo não provimento do Recurso em Habeas Corpus (RHC) 36.614/MG. O recurso discute a repercussão geral de ação que trata sobre o uso de substância entorpecente.

    De acordo com a manifestação, o reconhecimento de repercussão geral pelo Supremo Tribunal Federal, em recurso extraordinário, não tem o condão de determinar a suspensão de feitos que versem sobre a mesma matéria e que se encontrem em andamento no primeiro grau de Jurisdição. Para a subprocuradora-geral da República, nada impede o julgamento dos recursos que tramitam no STJ. Apenas os recursos extraordinários eventualmente apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser suspensos até o julgamento do tema de repercussão geral, na análise de Maria das Mercês.

    A repercussão geral é um filtro recursal que possibilita ao STF selecionar os recursos extraordinários que irá analisar, de acordo com critérios de relevância jurídica, política, social ou econômica. A Corte Suprema, no julgamento do RE 635.659/SP, reconheceu a repercussão geral do tema sobre a alegação de inconstitucionalidade do art. 28 da Lei 11.343/2006, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). O dispositivo criminaliza quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

    O parecer cita, ainda, a orientação jurisprudencial do STJ, que afirma que a admissão de recurso extraordinário com base na existência de repercussão geral não impede o normal andamento das demandas em trâmite nesta Corte que versem sobre o mesmo tema.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores709
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reconhecimento-de-repercussao-geral-por-si-so-nao-suspende-processos-no-stj/100467508

    Informações relacionadas

    Paulo Cesar Furlanetto Junior, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Plano Collor Rural e as decisões dos tribunais superiores no ano de 2021

    Wagner Teixeira de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Orientação do TST sobre art. 11-A da CLT

    Alice Saldanha Villar, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O conflito entre a Súmula 327 do STF e a Súmula 114 do TST

    Contrarrazões - TJSP - Ação Posse de Drogas para Consumo Pessoal - Termo Circunstanciado

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    A partir de que momento se inicia a suspensão do processo em que houve a exceção? E até quando perdura o mesmo permanece paralisado? - Fernanda Braga

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)