Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/GO obtém liminar para corrigir irregularidades no Programa Nacional da Reforma Agrária

    Liminar determina, entre outras providências, que o Incra faça cadastro dos potenciais beneficiários da reforma agrária em Goiás

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) obteve liminar que obrigar o Incra a regularizar a reforma agrária no Estado. Para tanto, a autarquia deverá fazer o cadastro dos potenciais beneficiários, suspender os processos administrativos para aquisição de novas áreas (processos datados a partir do dia 12/03/2013 e que ainda não tenham gerado ação de desapropriação) e dar publicidade e transparência do processo seletivo e cadastramento de famílias. Já em relação a essa divulgação, a publicidade de informações do cadastro deve ser feita com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas.

    Na decisão, é destacado ainda que o tema da reforma agrária vem merecendo atenção do Ministério Público Federal. Tanto que, em outubro de 2009, o MPF instaurou inquérito civil público para apurar o processo de assentamento em Goiás. Em 2011, foi realizada audiência pública, quando representantes do Incra revelaram que não existia cadastro geral, na autarquia, que apontasse a demanda efetiva dos potenciais beneficiários da reforma agrária em Goiás.

    Em maio de 2011, o MPF/GO expediu recomendação ao Incra para que corrigisse os ilícitos que contaminam a reforma agrária. O MPF vem alertando a autarquia acerca desse descumprimento, sem qualquer efeito, destaca o juiz Hugo Otávio Tavares Vilela.

    Esgotados as vias de diálogo, os procuradores da República Ailton Benedito e Cláudio Drewes propuseram ação civil pública, cuja liminar foi concedida agora, contra o Incra. Nas investigações, apurou-se que o Incra reiteradamente vem cedendo a injunções de 'movimentos sociais', adotando, consequentemente, 'critérios' de seleção alheios à legalidade.

    Outra postura ilícita do Incra é a falta de realização e atualização dos cadastramentos de potenciais beneficiários da reforma agrária, mantendo pessoas que não atendem aos requisitos legais desse programa. Além disso, identifica-se prática notoriamente desprovida de eficiência no trato da coisa pública, consistente na ausência de estudos prévios da demanda de imóveis para a criação de projetos de assentamento, de tal sorte que, apenas depois da criação legal desses projetos, a autarquia agrária promove o levantamento dos possíveis interessados aptos a dar destinação produtiva aos imóveis vinculados ao Programa Nacional da Reforma Agrária, alertam os procuradores.

    Clique aqui e leia a liminar.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Goiás

    Fones: (62) 3243-5454

    E-mail: ascom@prgo.mpf.gov.br

    Site: www.prgo.mpf.gov.br

    Twitter: http://twitter.com/mpf_go

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações136
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-obtem-liminar-para-corrigir-irregularidades-no-programa-nacional-da-reforma-agraria/100472640

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)