Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Violência doméstica é caso de ação penal pública incondicionada

No entendimento do subprocurador-geral da República Luciano Maia, não há que se falar em exigência de representação da vítima para processamento de ação penal por crime de lesão corporal leve

há 11 anos

Para o subprocurador-geral da República Luciano Maia, o Ministério Público pode processar diretamente o agressor de violência doméstica, sem necessidade de prévia representação da vítima. Em parecer enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), na sexta-feira, 19 de abril, Luciano Maia opinou pelo provimento do Recurso Especial (REsp) 1.373.941/DF, interposto pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra o acusado.

De acordo com a manifestação, não há que se falar em exigência de representação da vítima para o processamento da ação penal na qual se imputa ao réu o crime de lesão corporal leve contra sua companheira.

O recorrido foi denunciado por lesão corporal qualificada pela violência doméstica, após desferir um soco no queixo da namorada e, em seguida, dar-lhe vários socos na cabeça, fazendo com que a vítima perdesse os sentidos. A agressão ocorreu em público, na saída de um restaurante. O juízo de primeira instância e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) não receberam a denúncia do MPDFT por entender ser caso de exigência de representação da ofendida, com base na Lei 9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais).

Luciano Maia explica que a Lei 9.099/1995 não se aplica ao caso, conforme define o art. 41 da Lei Maria da Penha. Afastada a regência da Lei dos Juizados Especiais, impõe-se a regra geral de que a exigência de representação decorre de previsão legal expressa, que, no caso, inexiste, esclarece. Na visão do subprocurador-geral da República, a regra geral do Código Penal não faz previsão de ação penal condicionada para o processamento do crime de violência doméstica.

O parecer conclui pela inviabilidade de posição diversa por parte de qualquer órgão do Poder Judiciário, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4424, também consagrou o entendimento de que a ação penal, em casos de violência doméstica, é pública incondicionada, ou seja, competência privativa do Ministério Público.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria Geral da República

(61) 3105-6404/6408

  • Publicações37267
  • Seguidores708
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1488
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/violencia-domestica-e-caso-de-acao-penal-publica-incondicionada/100481909

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 14 anos

Maria da Penha: STJ dispensa representação da vítima e Legislativo quer rever lei

Gabriel Mariano Schneider, Advogado
Artigoshá 5 anos

A Vítima no Processo Penal: uma rápida análise

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 14 anos

Súmula n. 444 do STJ

Vanessa Rocha, Advogado
Notíciashá 4 anos

A vítima de violência doméstica pode "retirar a queixa" ?

Emanuel Motta da Rosa, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 10 anos

Lesão corporal circunstanciada pela violência doméstica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)