Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/CE obtém condenação de ex-prefeita de Caucaia por improbidade administrativa

    Baseada em ação de improbidade administrativa instaurada pelo MPF, a Justiça Federal condenou Inês Arruda por irregularidades na prestação de contas de verbas do Fundo Nacional de Saúde

    há 11 anos

    Ação de improbidade administrativa promovida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) contra a ex-prefeita do município de Caucaia (CE) Inês Maria Correa Arruda foi julgada parcialmente procedente pela Justiça Federal. A ex-prefeita foi condenada por apresentar parcialmente e fora do prazo a prestação de contas relativa ao convênio firmado com a União por meio do Fundo Nacional de Saúde entre 2005 e 2008, cujo objetivo era a aquisição de equipamentos e materiais permanentes e a construção de unidades de saúde.

    Por decisão do juiz Jorge Luis Girão Barreto, da 2ª Vara Federal, Inês Arruda foi condenada a ressarcir integralmente o dano causado à União, no valor de R$ 3.404.225,75. A ex-prefeita também terá de pagar uma multa civil de mesmo valor, além de ter seus direitos políticos suspensos e de ser proibida de contratar com o poder público, receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária pelo período de três anos.

    A condenação da ex-prefeita também se baseou em relatório de verificação in loco elaborado pela Divisão de Convênios e de Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Ceará. Dentre as irregularidades apontadas pelo documento, foi verificado que o município de Caucaia adquiriu diversos bens e equipamentos com preços superiores aos fixados no Plano de Trabalho e executou apenas 18% da obra de construção da Policlínica de Caucaia.

    De acordo com a ação ajuizada pela procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues, na data do relatório de verificação da construção do equipamento, a obra encontrava-se com o canteiro abandonado, sem termo de paralisação de obra. Além disso, sequer obteve de forma válida a aprovação da vigilância sanitária pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

    Outra denúncia - Ainda ontem, o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), apresentou outra denúncia contra a deputada estadual Inês Maria Correa Arruda, por crime de responsabilidade. A queixa também é referente ao período em que ela foi prefeita do município de Caucaia.

    No ano de 2009, durante a gestão de Inês Arruda, foi firmado um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senap), através do qual o município recebeu verba no valor de cerca de R$ 115 mil. O dinheiro deveria ser aplicado na realização de curso de capacitação dos profissionais da Guarda Municipal.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

    ascom@prce.mpf.gov.br

    Twitter.com/mpf_ce

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações523
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ce-obtem-condenacao-de-ex-prefeita-de-caucaia-por-improbidade-administrativa/100504355

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)