Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei do MS que trata de atribuições de cargos tributários é constitucional

    Em parecer encaminhado ao STF, Procuradoria Geral da República entendeu que não há inconstitucionalidade na Lei 2.144/2000, que trata das atribuições de cargos

    há 11 anos

    A Procuradoria Geral da República (PGR) opinou pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4883 que questiona a Lei nº 2.144/2000, do Mato Grosso do Sul, que dispõe sobre as atribuições de cargos do grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Secretaria de Fazenda do estado. A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) é a autora da ação.

    Segundo a Febrafite, a lei questionada permitiu o exercício de atribuições inerentes a cargo de nível superior (fiscal de rendas) a ocupantes de cargos de nível médio (agente tributário estadual) e de provimento em comissão (agente fazendário). Para a federação, houve a unificação de carreiras distintas sem que para tanto tivesse prévio concurso público.

    Para a PGR, no entanto, a lei estadual limitou-se a transformar em concorrente a competência fiscalizatória que já era exercida por tais agentes em caráter subsidiário e, originariamente, pelos fiscais de renda. No entendimento da Procuradoria Geral da República, a norma em questão manteve a competência privativa dos fiscais de rendas para execução de auditorias fiscais e demais procedimentos de fiscalização em estabelecimentos, assegurando também a competência concorrente para fiscalizar o ICMS de mercadorias em trânsito.

    De acordo com a Procuradoria Geral da República, não houve qualquer unificação de cargos públicos, mas mera reorganização administrativa, o que não induz inconstitucionalidade.

    Secretaria de Comunicação

    Procuradoria Geral da República

    Tel: (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações512
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-do-ms-que-trata-de-atribuicoes-de-cargos-tributarios-e-constitucional/100519177

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)