Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE assina TAC com motoristas que dirigiam sem autorização em reserva

    A Reserva Biológica Santa Isabel é área de desova de várias espécies de tartarugas ameaçadas de extinção

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) assinou Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com três pessoas que cometeram infrações ambientais na Reserva Biológica (Rebio) de Santa Isabel. Em datas diferentes, os três conduziram veículos automotores na área de proteção sem a devida autorização.

    Os termos assinados prevem que os infratores não utilizem veículos automotores na área pertencente à Reserva sem autorização e participem, no prazo de trinta dias, de palestras sobre a reprodução das tartarugas marinhas na Rebio de Santa Isabel, a importância da proteção dos ninhos e a proibição do tráfego de veículos no local dos mesmos. As palestras serão realizadas pela própria reserva. Os TACs prevê ainda que, caso sejam encontrados danos provocados pelas infrações cometidas, o infrator providencie a recuperação do local através da apresentação e execução de um projeto de recuperação de área degradada (PRAD).

    O Termo de Ajustamento de Conduta é um acordo firmado com o Ministério Público que tem valor de título executivo extrajudicial. Em caso de descumprimento, os infratores devem pagar multa no valor de R$ 5 mil por ocorrência, em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, além de ficarem sujeitos às medidas judiciais cabíveis.

    Rebio - A Rebio de Santa Isabel, localizada nos municípios de Pirambu e Pacatuba, abriga o maior sítio reprodutivo brasileiro da tartaruga marinha Lepidochelys olivacea, conhecida como tartaruga oliva, e representa uma importante área de desova para a tartaruga-comum, a tartaruga-de-pente e a tartaruga-verde, todas em risco de extinção. O trânsito de veículos automotores em área de desova de tartarugas modifica o meio ambiente natural, compacta os ninhos das tartarugas, afugenta as tartarugas fêmeas durante a desova, além de representar risco de atropelamento dos filhotes.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Sergipe

    (79) 3301-3874 / 3301-3837

    ascom@prse.mpf.gov.br

    Twitter: @MPF_SE

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-assina-tac-com-motoristas-que-dirigiam-sem-autorizacao-em-reserva/100525080

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)