Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Princípio da insignificância não pode ser aplicado em subtração sob confiança da vítima

    Primeira turma do STF acatou parecer do MPF e negou provimento a recurso ordinário em habeas corpus que pedia trancamento de ação penal

    há 11 anos

    Seguindo entendimento do Ministério Público Federal (MPF), a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou provimento ao recurso ordinário em habeas corpus (RHC nº 115043), em que a recorrente alega que a conduta que lhe foi imputada por ter subtraído um aparelho celular deve ser considerada penalmente irrelevante.

    A acusada alega que a ofensividade de sua ação é mínima, há ausência de reprovabilidade social do seu comportamento e, também, inexistência de lesão ao patrimônio da vítima. Argumenta que se trata de conduta materialmente atípica e por isso pede sua absolvição, com apoio no princípio da insignificância.

    De acordo com a denúncia, a ré se aproveitou da relação de confiança estabelecida com a vítima, subtraiu um aparelho de telefone celular avaliado em R$ 80 e o vendeu a um menor de idade. Quando se soube do ocorrido, ela devolveu o aparelho à vítima.

    Para o MPF, apesar de o valor do objeto furtado não ser relevante e não ter havido prejuízo financeiro à vítima, não deve incidir o princípio da insignificância, uma vez que presente a tipicidade material. O Ministério Público Federal considera, ainda, a conduta da recorrente socialmente reprovável, pois ela se valeu da relação de confiança existente com a vítima e de um momento de distração para praticar o ato. Sendo assim, a conduta praticada mediante quebra de confiança denota elevado grau de reprovabilidade e não merece ser considerada irrelevante para o direito penal. Além disso, a acusada se envolveu em várias infrações penais. A inclinação ao crime também seria um obstáculo à incidência do princípio da insignificância.

    Princípio da insignificância A aplicação do princípio da insignificância exige a presença de elementos como a mínima ofensividade da conduta do agente, a ausência total de periculosidade social da ação, o ínfimo grau de responsabilidade de comportamentos e a inexpressividade da lesão jurídica ocasionada.

    Secretaria de Comunicação

    Procuradoria Geral da República

    Tel: (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações272
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-da-insignificancia-nao-pode-ser-aplicado-em-subtracao-sob-confianca-da-vitima/100527503

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)