Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF consegue fechar universidade pública que cobrava mensalidade em Goiás

    A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do Governo do Ceará, funcionava irregularmente há dez anos em Goiás cobrando mensalidades

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) obteve sentença favorável ao pedido de fechamento de universidade pública que atua em Goiânia e mais seis municípios goianos. A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do governo do Ceará, atuava irregularmente há dez anos em Goiás, oferecendo mais de 2.200 vagas por ano para o curso de pedagogia e para as licenciaturas em português, matemática, química, biologia, história e geografia, além de cursos de pós-graduação.

    Na decisão, o juiz da 2ª Vara da Justiça Federal Jesus Crisóstomo de Almeida julgou parcialmente procedentes os pedidos do MPF para condenar a UVA e seus parceiros (Instituto de Desenvolvimento de Educação e Cultura Cristo Rei Idec e a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Faespe) à obrigação de cessar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em Goiás.

    Para não prejudicar os alunos, a justiça declarou válida as disciplinas devidamente cursadas e os diplomas emitidos pela instituição de ensino. Além disso, a decisão judicial permitiu a conclusão dos cursos de graduação e de pós-graduação que já haviam sido iniciados até a data em que o MPF/GO impetrou a ação civil pública, em setembro de 2009.

    Irregularidades - Das irregularidades constatadas pelo MPF, estavam a falta de competência da entidade de ensino para ministrar curso em outros estados e a cobrança irregular de mensalidades por uma universidade pública. Sendo a UVA ente da administração pública do Ceará, sua atuação em Goiás configura aplicação de dinheiro do contribuinte cearense em favor de cidadãos goianos e assemelha-se à hipótese de uma secretaria de estado que pretendesse ministrar serviços de saúde, educação ou infraestrutura em outra unidade da Federação, explica a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação.

    A Universidade Vale do Acaraú foi criada pela Lei Estadual cerarense nº 10.933/84, com sede no município de Sobral (CE). Processo nº 2009.35.00.016427-9/2ª vara JF-GO.

    Ministério Público Federal em Goiás

    Assessoria de Comunicação

    Fones: (62) 3243-5454

    E-mail: ascom@prgo.mpf.gov.br

    Site: www.prgo.mpf.gov.br

    Twitter: http://twitter.com/mpf_go

    Facebook: https://www.facebook.com/MPFGoias

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-consegue-fechar-universidade-publica-que-cobrava-mensalidade-em-goias/100536375

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Candidato prestes a ser nomeado em cargo público tem direito ao adiantamento da colação de grau

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 11 anos

    MPF/GO consegue fechar universidade pública que cobrava mensalidade em Goiás

    Petição - Ação Diplomas/Certificado de Conclusão do Curso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)