Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ ratifica controle externo da atividade policial pelo MPF

    Decisão deu provimento a recurso especial interposto pelo MPF contra decisão do TRF-4 que considerou legal norma da Polícia Federal que restringe controle externo da atividade policial

    há 11 anos

    O controle externo da atividade policial, além de outras funções institucionais do Ministério Público, é ínsito ao Parquet, como um de seus modos de estar na contínua atuação de custos legis para a defesa da lei. Com esse entendimento, o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ratificou a função institucional do Ministério Público Federal (MPF) em relação ao controle externo da atividade policial.

    A decisão deu provimento ao Recurso Especial (REsp) 1.365.910, interposto pelo Ministério Público Federal contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que reconheceu como legal a Resolução nº 1/2010, do Conselho Superior de Polícia. A norma restringe acesso a documentos ligados à atividade da polícia, quando realizadas inspeções do controle externo da atividade policial pelo MPF.

    Na decisão, o ministro Humberto Martins destaca que o Ministério Público está autorizado pela Constituição de 1988 a promover medidas necessárias à efetivação dos direitos constitucionalmente assegurados, sendo uma de suas funções institucionais exercer o controle externo da atividade policial (artigo 129, inciso VII, da Constituição Federal).

    Por conseguinte, é inegável que a disponibilização postulada pelo Parquet Federal relação de coletes balísticos, relatórios de missão policial, relação de servidores em exercício e contratados, livros relacionados a sindicâncias e procedimentos disciplinares, entre outros está diretamente vinculada à sua atividade-fim, comenta o ministro.

    Entenda o caso O MPF ingressou com mandado de segurança contra o delegado da Polícia Federal de Santo Ângelo (RS), buscando acesso a documentos relativos a servidores e terceirizados em exercício e afastados na unidade, coletes à prova de balas disponíveis e seus prazos de validade, ordens de missão policial expedidas nos doze meses anteriores e registros de sindicâncias e procedimentos disciplinares no mesmo período.

    O juiz concedeu o pedido, mas a União recorreu. No TRF4, os magistrados entenderam que a ingerência do MP na organização interna da polícia era incabível e que a resolução era legal.

    Para o TRF4, o MPF só poderia fiscalizar a atuação da PF no contexto da atividade investigativa, para garantir a legalidade e eficiência das provas colhidas para formação da denúncia.

    Com informações do STJ.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações547
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-ratifica-controle-externo-da-atividade-policial-pelo-mpf/100537288

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)