Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SP recomenda obras de segurança em passagens de nível ferroviário de alto risco em Campinas

    Municípios de Hortolândia e Sumaré já assumiram compromisso para realizar as obras de segurança

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) recomendou ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette Ferreira, que assuma o compromisso municipal de execução das obras de segurança nas passagens de nível ferroviárias de alto risco no município, e que se reúna com a América Latina Logística (ALL) para a adoção de todas as demais medidas para a regularização dos locais indicados, com apresentação de cronograma e início imediato das medidas preparatórias e executivas necessárias às obras.

    Desde 2011, juntamente com os municípios de Sumaré e Hortolândia, a prefeitura de Campinas vem promovendo os estudos e as tratativas técnicas preparatórias para a adequação voluntária de sua conduta e para a regularização das passagens de nível de alto risco já identificadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

    Mas, diferentemente dos dois municípios que assumiram o compromisso no âmbito do inquérito civil, para regularizar os problemas, a prefeitura de Campinas se esquiva de sua obrigação legal e constitucional, alegando não ter responsabilidade financeira pela realização das obras de segurança das passagens de nível, que são objeto do inquérito do MPF.

    Obrigação - Para o procurador da República Aureo Marcus Makiyama Lopes, autor da recomendação, é obrigação do Poder Público municipal promover o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso e da ocupação do solo urbano, conforme prevê o art. 30, VII da Constituição Federal. E isso inclui as obras e serviços públicos comuns e contíguos à área de domínio da União - no caso, as passagens de nível da ferrovia, principalmente relacionados a segurança e a integridade física de moradores e pessoas que circulam pelo entorno de tais áreas.

    Lopes também ressalta que a economia que o município diz pretender fazer ao não arcar com os custos das medidas de segurança é ilusória, pois a omissão na verdade gera um prejuízo muito maior ao patrimônio público e à sociedade: os custos sociais, assistenciais, de saúde pública, de incapacidade laboral e outros danos pessoais decorrentes das lesões e morte serão pagos pelo contribuinte.

    A ausência de compromisso municipal em assumir a responsabilidade financeira e de execução das obras, gerará a apuração da responsabilidade civil em relação aos acidentes já ocorridos nos locais identificados como de alto risco, bem como a apuração da responsabilidade administrativa e civil em relação a futuros acidentes que venham a ocorrer nos locais, ressarcimento público e responsabilidade civil subsidiária dos agentes que lhe tenham dado causa, ressalta Lopes.

    Para ler a íntegra da recomendação, clique aqui.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

    11-3269-5068

    ascom@prsp.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_sp

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações199
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sp-recomenda-obras-de-seguranca-em-passagens-de-nivel-ferroviario-de-alto-risco-em-campinas/112331624

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)