Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

3ª Câmara do MPF alerta para riscos da utilização inadequada dos royalties do petróleo para educação

Assunto foi discutido durante Fórum Nacional Royalties e Direitos Humanos, realizado em Campos dos Goytacazes (RJ)

há 10 anos

A 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal - que trata de matérias relativas a consumidor e ordem econômica - debateu, em Campos dos Goytacazes (RJ), a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para educação, no Fórum Nacional Royalties e Direitos Humanos, realizado na semana passada. O evento foi promovido pelo Grupo de Ação Estratégica para Assuntos do Petróleo (Geap), vinculado à 3ª Câmara. O objetivo do fórum foi aproximar comunidade e autoridades locais para a construção de boas práticas que levarão ao desenvolvimento de toda a sociedade.

O fórum foi dividido em três paineis: "Segurança pública nas escolas"; "A destinação dos royalties para a educação pública avanços e aspectos controversos da lei 12.858/2013"; "Otimização da educação básica com os recursos dos royalties".

O coordenador da 3ª Câmara do MPF, subprocurador-geral da República Antonio Fonseca, participou do debate sobre a destinação dos royalties para educação básica e os aspectos da nova lei. Segundo ele, a exploração das riquezas naturais em benefício das próximas gerações deve ser analisada. Quanto devo explorar hoje e deixar para gerações futuras?, perguntou.

Ele ponderou que há riscos na utilização inadequada dos royalties por Estados e Municípios. Para Fonseca, a exploração dos recursos naturais não é sinal de desenvolvimento. Ao longo da história, muitos países não aproveitaram seus recursos naturais, a exemplo do petróleo e gás natural, para alcançar a riqueza da nação.

Outro ponto de preocupação pelo MPF é a utilização dos royalties do petróleo para pagamento de dívidas da União e suas entidades, prevista no artigo da Lei 7.990/89. A norma também autoriza a destinação dos royalties para capitalização de fundos de previdência. Antonio Fonseca destacou que a regulamentação do artigo 8º desta lei deve explicitar limites e restrições para o uso dos recursos dos royalties em pagamentos das dívidas da União e capitalização de fundos da Previdência. Segundo ele, só as dívidas contraídas com a União aplicadas em projetos deveriam ser cobertos com esses recursos. Fonseca também acredita que a aprovação do Plano Nacional de Educação poderia auxiliar a boa aplicação dos recursos dos royalties nesta área.

O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, coordenador do Geap, destacou que o Fórum Nacional foi concebido para fomentar o debate construtivo sobre os royalties gerados pelo petróleo, de forma a enfatizar o uso desses recursos na educação básica. Os recursos devem ser utilizados pelo Brasil para promover a inclusão social, concluiu.

ANP - Segundo o superintendente da Agência Nacional do Petróleo, Carlos Alberto Sanches, a vinculação para Estados e Municípios dos royalties do petróleo não deve acontecer de imediato. Isso porque a Lei 12.858, que destina 75% dos recursos dos royalties para educação e 25% para saúde, foi sancionada no ano passado. Sanches disse que o repasse só será feito após os contratos de exploração assinados a partir de 2013 começarem a produzir, o que deve demorar pelo menos de dois anos.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria Geral da República

Tel: (61) 3105-6404/6408

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações185
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/3a-camara-do-mpf-alerta-para-riscos-da-utilizacao-inadequada-dos-royalties-do-petroleo-para-educacao/115412584

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)