Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário internacional reúne especialistas para debater os 10 anos da Convenção 169 da OIT

    Direitos dos povos indígenas e tribais pautam evento que vai de quarta a sexta no plenário do CNMP, em Brasília

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF), por meio da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (6ª CCR), e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promovem, de 23 a 25 de abril, em Brasília, o Seminário Internacional 10 anos da Convenção 169 da OIT. Gratuito e aberto ao público (de acordo com a capacidade do plenário do Conselho Nacional do Ministério Público), o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater o alcance e a aplicação da norma, inclusive pelo Poder Judiciário, em sua primeira década de vigência.

    Adotada em 1989 e ratificada pelo Brasil em 2004, a Convenção 169 dispõe sobre direitos de povos indígenas e tribais à saúde, à educação e ao trabalho; sobre o usufruto da terra e o reassentamento das comunidades; e sobre a participação desses povos na definição de políticas públicas que os afetem (consulta prévia), ponto que tem gerado inúmeras disputas judiciais nos últimos anos, principalmente relacionadas a construções de hidrelétricas.

    Confira a programação

    Palestras Entre os palestrantes internacionais, estarão presentes especialistas na temática vindos de países como Colômbia e Equador, cujas Cortes Constitucionais (equivalentes ao Supremo Tribunal Federal no Brasil) possuem diversas decisões relacionadas à Convenção 169. Discutirão, por exemplo, a necessidade de que sejam regulamentados determinados artigos da Convenção (por lei específica) e a quem se aplica a norma (indígenas, quilombolas, demais comunidades tradicionais). Destaque para Daniel Bonilla Maldonado, professor de Direito na Universidad de los Andes (Colômbia), e Mariana Yumbay, primeira mulher indígena a se tornar juíza da Corte Nacional de Justiça do Equador.

    Pelo Brasil, serão palestrantes integrantes do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário, além de especialistas do Ministério da Educação, da Universidade Estadual de Campinas, da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal do Paraná e do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.

    Apoio O apoio do CNJ ao evento decorre dos objetivos comuns entre o tema do seminário e as atribuições do Fórum de Assuntos Fundiários, responsável pelo monitoramento e solução de conflitos agrários no campo e nas cidades. Institucionalizado pela Resolução nº 110, de 2010, o grupo tem atuação nacional e permanente para coordenar o desenvolvimento de ações concretas e estratégicas que assegurem a regularização fundiária, o acesso à moradia e a distribuição da propriedade rural.

    O seminário também conta com o apoio da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

    Serviço

    O quê: Seminário Internacional 10 anos da Convenção 169-OIT

    Quando: de 23 a 25 de abril

    Onde: Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) - Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 2, Lote 3, Edifício Adail Belmonte Brasília (DF)

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-internacional-reune-especialistas-para-debater-os-10-anos-da-convencao-169-da-oit/116774126

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)